Dados do Trabalho
Título
Avaliação dos teores de açúcares declarados nos rótulos dos alimentos pertencentes às categorias prioritárias do plano nacional de redução de açúcares em alimentos industrializados
Introdução
Dentre as estratégias de saúde pública voltadas para a diminuição da ingestão de açúcares pela população brasileira, tem-se o Plano Nacional de Redução de Açúcares em Alimentos Industrializados e a Rotulagem Nutricional Frontal de advertência “alto em açúcares adicionados”. O presente estudo realizou a avaliação conjunta dessas estratégias.
Material e Métodos
Para tanto, foram analisados os teores de açúcares totais e de açúcares adicionados declarados nos rótulos dos alimentos pertencentes a onze categorias prioritárias de redução de açúcares. Os teores de açúcares totais foram comparados aos resultados analíticos recentemente divulgados no relatório da ANVISA sobre o monitoramento do teor de açúcares em alimentos industrializados. E os teores de açúcares adicionados foram utilizados para avaliar a frequência do selo “alto em açúcares adicionados”, considerando os limites estabelecidos na RDC 429/2020. Foi aplicada estatística descritiva com valores de média, intervalos de variação, e frequência absoluta e relativa.
Resultados e Discussão
No total foram analisados 183 alimentos, destes, 73,8% apresentaram teores de açúcares totais de acordo com a meta estabelecida; resultados próximos aos divulgados no relatório da ANVISA que mostrava que os teores de açúcares de 69,7% dos produtos estavam adequados às metas. Notou-se que o teor de açúcares adicionados corresponde a variação de 52,3% a 100% da quantidade de açúcares totais, declarados nos rótulos. 56,3% (n=103) dos produtos ultrapassam os limites estabelecidos na RDC 429/2020, sendo considerados alimentos “alto em açúcar adicionado”. As categorias com as maiores frequências de alimentos que devem fazer o uso do selo são os biscoitos tipo wafer (100%), biscoitos doces sem recheios (82,6 %) e biscoitos tipo rosquinha (77%); apesar destas categorias apresentarem de 66 a 76% de produtos com teores de açúcares adequados a meta de redução.
Conclusão
Conclui-se que 73,8% dos produtos analisados estão em conformidade com as metas estabelecidas para a redução de açúcares em alimentos industrializados. No entanto, 56,3% ultrapassam os limites estabelecidos na RDC 429/2020, sendo considerados alimentos “alto em açúcar adicionado”. Assim, este trabalho evidencia a importância do monitoramento de teor de açúcares adicionados nas categorias prioritárias do Plano Nacional de Redução de Açúcares em Alimentos Industrializados, e da inclusão deste critério nas futuras metas do plano.
Área
Aspectos regulatórios e inovações em embalagens de alimentos
Autores
Mariana Ventilii Marques DUARTE, Lívia Cristine HORÁCIO, Veridiana Vera De ROSSO, Vanessa Dias Capriles