Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO DE EXTRAÇÃO DE LIGNINA DA CASCA DE COCO, VAGEM DE SOJA E AMENDOIM UTILIZANDO SOLVENTES EUTÉTICOS NATURAIS PROFUNDOS

Introdução

Com a criação dos conceitos de biorrefinaria e química verde, assim como a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, cada vez mais estudos vêm sendo realizados com o objetivo principal de reduzir o impacto da atividade humana na Terra. A lignina é a macromolécula formada por unidades fenólicas mais abundante no planeta, sendo um recurso natural renovável e de baixo custo. Entretanto, devido a sua complexidade e heterogeneidade, os processos tradicionais de extração de lignina costumam possuir alto potencial de impacto ambiental. A utilização de solventes biodegradáveis é fundamental para reduzir os impactos dos processos de extração utilizados atualmente. Neste contexto, os solventes eutéticos naturais profundos (NADES) recentemente vem ganhando destaque por serem “solventes verdes”, versáteis e com amplo potencial de aplicações, inclusive para extração de lignina. Diante do exposto, o objetivo desse trabalho foi apresentar uma abordagem alternativa ao utilizar NADES na extração da lignina de cascas de coco, vagem de soja e amendoim.

Material e Métodos

Para isso, parte das biomassas foram autoclavadas para avaliar o efeito da aplicação de vapor a alta pressão no rendimento de extração. Em seguida, cada um dos resíduos foi seco e submetidos a extração utilizando 3 solventes, sendo eles compostos pela mistura de um ácido orgânico (lático, acético ou fórmico) em conjunto com o cloreto de colina. Para a solubilização da lignina foi utilizado etanol, com separação via centrifugação. O extrato obtido foi precipitado por adição de antissolvente e seco em estufa para obtenção do material em pó.

Resultados e Discussão

Os 18 tratamentos realizados obtiveram rendimentos de extração em que variaram de 0,77 a 20,32% dependendo da biomassa, solvente utilizado e aplicação ou não de vapor no pré-tratamento. Os maiores rendimentos, para as 3 biomassas, foram obtidos utilizando o solvente composto pela mistura de ácido fórmico e cloreto de colina, onde a autoclavagem favoreceu o processo para as biomassas de coco e soja e prejudicou a extração de lignina da vagem de amendoim.

Conclusão

Apesar de alguns dos tratamentos terem se mostrado promissores, análises que atestem sobre a pureza do material ainda deverão ser realizadas antes de uma conclusão definitiva sobre o processo de extração.

Área

Sustentabilidade na cadeia produtiva de alimentos

Instituições

Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA/USP) - São Paulo - Brasil, Instituto de Ciencia y Tecnología de Alimentos y Nutrición (ICTAN) - - Spain

Autores

Samuel Henrique Gomes Sá, Ana Elisa Velho Oliveira, Joaquín Gómez-Estaca, Carmen Sílvia Favaro-Trindade