Dados do Trabalho


Título

CARACTERIZAÇÃO FÍSICO -QUÍMICA DA CASCA DA CASTANHA-DO-BRASIL (BERTHOLLETIA EXCELSA H.B.K) PARA FABRICAÇÃO DE COMPÓSITOSS

Introdução

A castanha-do-Brasil é um alimento apreciado pelo seu sabor e abundante na região amazônica. As sementes são aproveitadas e comercializadas, no entanto, todo o resto do fruto, cerca de 90%, geram resíduos que são desperdiçados. Como um dos resíduos é a casca, o objetivo desta pesquisa foi obter e analisar os aspetos físico-químicos da casca da castanha-do-Brasil como forma de conhecer experimentalmente suas características para um melhor aproveitamento tecnológico desse resíduo.

Material e Métodos

As cascas foram lavadas em água corrente e secas em estufa a 55ºC por 72 horas, depois trituradas em moinho de facas com 2mm de abertura para obtenção da farinha que foi analisada em triplicata. As amostras indicaram o teor de umidade= 2,65± 0,19; atividade de água (aw)= 0,25 ± 0,01 e o teor de lipídios= 0,28±0,05 e fibra total (84,7%).

Resultados e Discussão

Com base nos resultados a fibra da casca de castanha-do-Brasil in natura apresentou percentual de umidade e aw dentro da média em relação a outras fibras como a de juta e sisal que são em torno de 77 a 85% segundo Silva (2022), pois quanto menor é o índice de umidade e aw nas amostras, melhor é a durabilidade desses resíduos para construção e durabilidade de materiais. O valor de lipídios encontrados na casca por essa pesquisa, não foi de grande significância, pois conforme a literatura o teor de lipídios é mais alto nas amêndoas. Outros autores encontraram resultados proxímos ao desse trabalho, indicando assim, para desenvolvimentos de materiais mais resistente e menor umidade.

Conclusão

Os resultados foram satisfatórios considerando a casca da castanha-do-Brasil como matéria prima para fabricação de compósitos polímericos, adicionada de outros materiais em futuros trabalhos.

Área

Sustentabilidade na cadeia produtiva de alimentos

Instituições

universidade federal do amazonas - Amazonas - Brasil

Autores

Maria L. R. de Sousa, Samir C B Pinto, Ariane M Kluczkovski, Hanna B Lemos, Augusto k Kluczkovski-Junior