Dados do Trabalho
Título
OCORRÊNCIA DE 5-HIDROXIMETILFURFURAL (HMF), 4-HIDROXI-2,5-DIMETILFURANONA (HDMF) E 2-FURALDEÍDO (FURFURAL) EM CEREAIS MATINAIS
Introdução
A possibilidade de contaminantes como o 5-hidroximetilfurfural (HMF), 4-hidroxi-2,5- dimetilfuranona (HDMF) e 2-furaldeído (furfural) em alimentos consumidos por crianças é um ponto preocupante, por se tratar de compostos com potencial genotóxico, hepatotóxico e carcinogênico. Esses contaminantes podem ser formados durante o processamento térmico de alimentos que envolvam altas temperaturas e tenham presença de precursores, como aminoácidos e açúcares. Métodos como microextração líquido-líquido dispersiva (DLLME) e a estratégia dilute-and-shoot, associada a cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC), são utilizados para investigá-los. Diante desse contexto de alerta envolvendo o público infantil, o presente trabalho tem como objetivo estimar as concentrações de HMF, Furfural e HDMF em cereais matinais, utilizando a estratégia dilute-and-shoot e HPLC-DAD.
Material e Métodos
O preparo de amostra utilizado, englobou as etapas de desengorduramento, seguida por extração com acetonitrila e então o extrato foi filtrado e injetado no HPLC-DAD. O método foi validado de acordo com as recomendações do Guia Eurachem. Sete amostras de cereais matinais de 3 lotes diferentes, em triplicata foram analisadas. A quantificação foi realizada utilizando curva de calibração de cada analitos. Os resultados dos testes foram analisados pelo software Statistica 12.0, onde foi realizada análise de variância (ANOVA) e teste de tukey para avaliar significância estatística (p<0,05).
Resultados e Discussão
Foi possível observar que todas as amostras analisadas apresentaram pelo menos um dos analitos investigados, onde o HMF foi o composto detectado com maior frequência nas amostras (100%) e o que apresentou maiores concentrações, seguido do HDMF, que foi detectado em 86% das amostras e Furfural em 43%. As concentrações apresentaram uma média de 68 mg kg-1 para o HMF, 3 mg kg-1 para o Furfural e 7 mg kg-1.
Conclusão
Pode-se constatar que o HMF, Furfural e HDMF podem ser encontrados em cereais matinais destinados ao público infantil, tal fato pode estar associado ao tratamento térmico ao qual os ingredientes são submetidos para obtenção deste alimento. Sendo importante ressaltar que ainda não há legislação que estabeleça limites para esses compostos em cereais matinais. Este estudo destaca a necessidade de monitoramento rigoroso e controle de processos para reduzir a exposição desses compostos em alimentos destinados ao público infantil.
Área
Toxicologia e microbiologia de alimentos
Autores
Edilaine Alves da Silva Santos, Lucas Caldeirão, Helena Godoy