Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇÃO DOS ÍNDICES ATEROGÊNICOS E TROMBOGÊNICOS E A RELAÇÃO HIPOCOLESTEROLÊMICO/HIPERCOLESTEROLÊMICO EM ÓLEOS DE INSETOS
Introdução
O consumo de insetos comestíveis na alimentação humana está se tornando relevante devido ao alto valor nutricional e ao fato de seu cultivo ser mais sustentável em comparação a pecuária tradicional. Porém, os valores nutricionais dos insetos variam mesmo dentro das espécies, dependendo da estação do ano, fases de vida, dieta e como os insetos são preparados para consumo. Desta forma, analisar índices nutricionais associados a estes é fundamental. O objetivo deste estudo foi avaliar a composição de ácidos graxos de larvas de Tenebrio molitor (TNB) e Hermetia illucens (BSF), para determinar os índices de aterogenicidade (IA), trombogenicidade (IT) e a relação ácidos graxos hipocolesterolêmico/hipercolesterolêmico (h/H) para óleos destes insetos.
Material e Métodos
Os óleos analisados foram obtidos da prensa de larvas secas adquiridas de uma BioFarm de São Paulo. As análises de ácidos graxos foram realizadas utilizando cromatografia gasosa (CG/FID) e o cálculo dos índices dietéticos para IA, IT e h/H, de acordo com as equações descritas por Ulbritcht e Southgate (1991) e Santos-Silva e colaboradores (2002).
Resultados e Discussão
Os IA e IT são ferramentas que avaliam a qualidade nutricional de um produto, indicando o potencial de estímulo à agregação plaquetária. Valores menores, refletem maior presença de ácidos graxos antiaterogênicos, contribuindo para prevenção de doenças coronarianas. A relação h/H mede atividade funcional dos ácidos graxos no metabolismo das lipoproteínas que transportam colesterol plasmático, quanto maior h/H, mais adequado nutricionalmente, e a quantidade e tipo desses ácidos graxos também estão ligados ao risco de doenças cardiovasculares. O TNB apresentou índices inferiors de IA (0,779) e IT (0,0261), com valor mais elevado de h/H (0,0379). Em contraste, BSF apresentou valor mais elevado de IA (10,376) e IT (3,740) e inferior de h/H (0,00437).
Conclusão
O perfil de ácidos graxos de TNB é o mais saudável entre os insetos estudados. Os altos teores de ácidos graxos saturados presentes no óleo da BSF, principalmente C12, C14 e C16, levou ao aumento significativo do IA e IT. Entretanto, o perfil de ácidos graxos pode ser modulado por enriquecimento alimentar, através da adição de óleos vegetais no substrato de criação, melhorando a característica dos ácidos graxos nos óleos obtidos de insetos.
Área
Química, bioquímica e físico-química de alimentos
Instituições
UFRRJ - Rio de Janeiro - Brasil, UNIG - Rio de Janeiro - Brasil, UNIRIO - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
Andrea Bittencourt de Santana Teixeira, Marília Silva de MORAES, Laura Monteiro KELLER, Tatiana SALDANHA, Rafael Silva CADENA