Dados do Trabalho


Título

OBTENÇÃO DE EXTRATO RICO EM COMPOSTOS FENÓLICOS A PARTIR DE RESÍDUO DA PRODUÇÃO DE VINHO

Introdução

Os resíduos da produção de vinho, compostos por casca, semente e caule, são fontes notáveis de compostos bioativos. Devido ao seu crescente potencial para a indústria farmacêutica e alimentícia, estes resíduos têm sido alvo de estudos para analisar métodos que possam maximizar a extração destes compostos. O objetivo deste estudo foi testar o tratamento enzimático em diferentes concentrações para uma extração eficaz de compostos bioativos a partir do resíduo da produção de vinho.

Material e Métodos

A extração de compostos bioativos partiu de 20 g de farinha de resíduo de uva bordô (Vitis labrusca), em 100 mL de água destilada. O tratamento enzimático foi realizado com a enzima Celulase de Trichoderma reesei, adicionada em duas porcentagens distintas, de 1% e 4% (p/p resíduo). O pH foi ajustado com ácido cítrico para 5, em ambas as soluções, possibilitando o funcionamento ótimo da enzima neste valor. As soluções foram incubadas com agitação por 2 horas e, ao final do processo, foram centrifugadas a 3000 rpm por 10 min, separando os sobrenadantes e filtrando-os o vácuo. A partir dos extratos obtidos, foi realizada a quantificação dos compostos fenólicos totais utilizando o reagente de Folin-Ciocalteau, e a atividade antioxidante através dos métodos FRAP e DPPH.

Resultados e Discussão

De maneira geral, o extrato acrescido da concentração de 4% da enzima Celulase demonstrou melhor desempenho em todas as análises. O teor de fenólicos totais nessa amostra foi 52% maior do que nos extratos com 1% da enzima. Com relação à atividade antioxidante, foi observado aumento de 53 % e 99%, utilizando os métodos FRAP e DPPH, respectivamente.

Conclusão

Os resultados mostram que a maior concentração desta enzima é um método promissor para maximizar a extração de compostos bioativos, favorecendo a aplicação do resíduo de uva como uma alternativa saudável em produtos industriais.

Área

Processos biotecnológicos para produção de alimentos e bioinsumos

Instituições

UFPR - Paraná - Brasil

Autores

Gabriela Zanluca, Daniele Possebom, Christiane Queiroz