Dados do Trabalho
Título
PROTEÍNAS ALTERNATIVAS: CULTIVO SUBMERSO DE PLEUROTUS ALBIDUS
Introdução
Com o aumento populacional e a mudança nos hábitos alimentares o desenvolvimento de alimentos alternativos vem ganhando mercado. Os alimentos análogos a carne como as proteínas vegetais (Plant base) abriram o mercado das proteínas alternativas se tornando um alimento convencional entre vegetarianos, pessoas com restrição alimentares e simpatizantes. Pensando em novas fontes proteicas o estudo das mico-proteinas se torna uma alternativa que cada vez vem ganhando destaque no mercado ao redor do mundo pensando nisso a pesquisa teve como objetivo analisar o rendimento e teor de proteínas do fungo Pleurotus albidus em cultivo submerso utilizando uma fonte de nitrogênio.
Material e Métodos
. Para o crescimento do micélio foi preparado dois diferentes tipos de caldo nutriente um com caldo de batata, 20 g/L de dextrose e 5% de uma solução mineral esse meio foi considerado como padrão (A), e o outro com meio padrão mais uma fonte de nitrogênio (Extrato de levedura 20 g/L) (B) os dois cultivos ocorreram durante 15 dias a 28°C e a 180 RPM. Após os 15 dias de cultivo o crescimento da biomassa deu-se em formatos esféricos em ambos os cultivos (A e B), as biomassas foram filtradas, lavadas 3 vezes com água destilada a 60°C e liofilizadas a análise de proteína foi realizada pelo método kjeldahl e rendimento em base seca.
Resultados e Discussão
Os resultados obtidos para o cultivo A para rendimento e teor de proteínas foram 10 g/L e 23,14% ± 0,9 respectivamente e para o cultivo B o rendimento e proteína foram 7,45 g/L e 49% ± 1,4. O cultivo A teve um rendimento maior que o cultivo B, mas o cultivo B obteve um teor de proteína maior que o A.
Conclusão
Em conclusão os resultados mostram o potencial da mico-proteína como proteína alternativa na alimentação da população devido o alto teor proteico, no entanto o baixo rendimento se torna uma barreira para produção em larga escala,
Área
Alimentos não convencionais: fontes alternativas
Autores
Eduarda Monteiro Martins, Patrícia POLETTO