Dados do Trabalho


Título

IMPACTOS PERCEBIDOS DO CONSUMO DE ALIMENTOS TRANSGÊNICOS NA SAÚDE E NO MEIO AMBIENTE: UM ESTUDO DE CASO NO PARÁ

Introdução

Os alimentos transgênicos tem como objetivo o melhoramento genético assim como o escalonamento em nível agrícola, porém são cercados de preocupações quanto a segurança e seus possíveis impactos ambientais. O presente estudo visou avaliar o nível de conhecimento da população paraense a respeito dos produtos transgênicos, e seus fatores interligados como os impactos à saúde humana e ambiental.

Material e Métodos

A pesquisa foi elaborada em formato de questionário na plataforma Google Forms, compartilhado virtualmente. As perguntas, alternadas entre objetivas e discursivas, tinham como objetivo observar o nível de informação da população.

Resultados e Discussão

O questionário obteve 41 respostas de diferentes regiões do estado, com maior participação da região metropolitana de Belém. A faixa etária dos participantes variou principalmente entre 19 e 40 anos, e a maioria possuía escolaridade correspondente ao Ensino Fundamental incompleto e completo. Os resultados mostraram que os participantes têm algum conhecimento sobre os produtos transgênicos e os consomem regularmente. No entanto, muitos não se sentem confiantes quanto à segurança desses alimentos, expressando incerteza sobre os impactos na saúde. As respostas também evidenciaram a insegurança quanto à quantidade de informações disponíveis sobre alimentos transgênicos, seus riscos e benefícios, destacando o interesse em receber mais informações sobre o assunto.

Conclusão

Reafirma-se a confiança do consumidor no setor alimentício de qualidade, ainda que de forma incompleta, salientando a carência de acesso da população a informações sobre a composição transgênica dos alimentos. Ademais, os participantes foram questionados sobre os impactos ambientais dos produtos transgênicos e se eles contribuem para a segurança alimentar global. As respostas indicaram que 48,8% acreditam que esses produtos têm impactos ambientais positivos, e 65,9% acreditam que contribuem para a segurança alimentar global. O questionário disponibilizou um espaço para que os participantes expressassem sua opinião sobre o assunto, resultando em 14 respostas que destacaram a falta e a importância de informações sobre os transgênicos e a relevância de se focar nas consequências para a saúde. Os resultados do estudo revelaram a necessidade de um conteúdo informativo mais abrangente nos rótulos dos produtos transgênicos. Assim, é fundamental fomentar a discussão sobre as consequências dos produtos transgênicos e seus impactos à saúde.

Área

Processos biotecnológicos para produção de alimentos e bioinsumos

Instituições

Universidade Federal Rural da Amazônia - Pará - Brasil

Autores

Sandro Rodrigues ALMADA, Magally Araújo GONÇALVES , Luíza Helena Silva MARTINS