Dados do Trabalho


Título

CARACTERIZAÇÃO DO MEL DE ABELHAS SEM FERRÃO (MELIPONINAE) DA REGIÃO NORTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Introdução

O mel de abelhas sem ferrão (Meliponinae spp.) tem sido utilizado na medicina tradicional há séculos devido às suas propriedades terapêuticas. Recentemente, a ciência tem investigado a sua composição química rica em compostos biologicamente ativos, mostrando-se promissora. O uso do mel para substituição do açúcar refinado está em crescimento, bem como sua adição em produtos alimentícios, a fim de desenvolvimento de alimentos com funcionalidade, motivada pela redução de riscos de doenças crônicas associadas a hábitos alimentares inadequados. As abelhas sem ferrão, divididas em três tribos: Meliponini, Trigonini e Lestrimelittini, possuem características e comportamentos distintos das abelhas Apis mellifera, como a produção de mel em potes de resina e voos curtos entre colheita de alimento e suas colmeias. Este estudo teve como objetivo caracterizar o mel de abelhas sem ferrão nativas do Sul do Brasil.

Material e Métodos

Foram analisadas 16 amostras de méis de quatro espécies de abelhas nativas do Rio Grande do Sul. As análises incluíram teor de umidade, atividade de água, acidez, pH, colorimetria, compostos fenólicos totais, atividade antioxidante e quantificação de açúcares.

Resultados e Discussão

Os resultados mostraram variações significativas entre as diferentes amostras, refletindo a diversidade nas condições de produção e nas espécies de abelhas. Os méis analisados apresentaram umidade entre 20,31% a 28,25%, atividade de água entre 0,640 a 0,674, acidez variando de e 33,33 e 106,66 mEq/kg e pH entre 3,60 a 4,94. Essas variações são importantes para a padronização e autenticação dos méis, influenciando a sua qualidade e valor comercial. A atividade antioxidante mostrou uma forte correlação positiva (r=0,811) com os compostos fenólicos totais.

Conclusão

Este estudo contribui significativamente para o conhecimento científico sobre o mel de abelhas sem ferrão, destacando suas propriedades únicas e potencial para aplicações na indústria alimentícia e na medicina.

Área

Alimentos não convencionais: fontes alternativas

Instituições

Universidade de Passo Fundo - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Camila Pruana SCHMIDT, Emily da Luz MONTEIRO, Telma Elita Bertolin, Luciane Maria Colla