Dados do Trabalho


Título

APLICAÇÃO DE CITOCININA EM DIFERENTES ESTÁDIOS FENOLÓGICOS DA SOJA: QUAL O IMPACTO NA QUALIDADE DOS GRÃOS?

Introdução

A soja é uma das principais culturas produzidas e consumidas no mundo, devido ao seu alto teor de óleo e proteína. Com a evolução das tecnologias agrícolas, novos manejos têm sido desenvolvidos objetivando a melhoria do crescimento e desenvolvimento das plantas, como as citocininas, as quais têm sido sintetizadas e testadas. As citocininas são reguladores da divisão celular, sendo compostos essenciais à citocinese, proporcionando alterações na taxa metabólica, atividade enzimática, dominância apical, mobilização de nutrientes, indução para formação de órgãos e senescência foliar. A avaliação da qualidade dos constituintes dos grãos após a colheita é uma importante etapa para a destinação dos grãos na indústria. O estudo objetiva analisar a influência da aplicação de citocinina em diferentes estádios fenológicos da cultura da soja, a fim de avaliar parâmetros de qualidade na pós-colheita.

Material e Métodos

Para isso, foram estudados 8 tratamentos com aplicação de 20 mg.L-1 de Benziladenina (BA), nos seguintes estádios fenológicos no cultivo da soja: tratamento 1 (V3), tratamento 2 (V4), tratamento 3 (V3 e V5), tratamento 4 (R1), tratamento 5 (R2), tratamento 6 (R3), tratamento 7 (V3 e R1) e tratamento 8 (testemunha, sem aplicação do regulador de crescimento). As análises de proteína bruta, condutividade elétrica e acidez do grão, apresentaram diferença significativa a 5% de probabilidade pelo teste de Tukey.

Resultados e Discussão

A aplicação em R2 propiciou o maior teor (40,82%) de proteína bruta, enquanto o tratamento testemunha apresentou 40,36%. Quanto à acidez, as aplicações em R1 (0,89 mg NaOH.100g-1) e o tratamento testemunha (0,85 mg NaOH.100g-1), apresentaram a maior quantificação. Na análise de condutividade elétrica, a aplicação em V3 apresentou a maior quantificação (267,50 μS.cm-1), enquanto o tratamento testemunha apresentou o menor valor (191,88 μS.cm-1).

Conclusão

Com esse estudo, foi possível verificar que a aplicação de citocinina em algumas fases de desenvolvimento da cultura da soja, contribui principalmente para o aumento do teor de proteína bruta.

Área

Química, bioquímica e físico-química de alimentos

Instituições

Universidade Federal de Pelotas - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Silvia Naiane Jappe, Brenda Dannenberg Kaster, Lázaro da Costa Corrêa Cañizares, Maria Antônia Fagundes de Leon, Mateus da Silveira Pasa, Maurício de Oliveira