Dados do Trabalho


Título

SEMENTE DO ABRICÓ-DO-PARÁ – COMPOSIÇÃO E PERSPECTIVAS PARA USO ALIMENTAR

Introdução

O abricó-do-Pará (Mammea americana L.) é uma fruta da região amazônica utilizada para fins alimentícios e medicinais na região das Índias Orientais, América Central e América do Sul. É conhecida por ser uma fruta com alto teor calórico, além de ser utilizada nas Índias Ocidentais como pó inseticida.

Material e Métodos

Este estudo tem como objetivo determinar a composição da semente do abricó-do-Pará para verificar seu potencial alimentício, uma vez que estudos preliminares detectaram amido em sua composição.

Resultados e Discussão

Foram determinados umidade, lipídeos, material mineral, açúcares totais, amido e fitoquímicos por ensaios qualitativos. A determinação da cor foi realizada utilizando um colorímetro portátil (CR-300, Konica Minolta, Japão). As sementes do abricó-do-Pará apresentaram teor de umidade, lipídios, cinzas e açúcares totais de 41,33±1,98 g/100 g, 5,79±0,14 g/100 g, 1,23±0,09 g/100 g e 3,02±0,23 g/100 g, respectivamente. Os parâmetros a*, b*, L* e ∆E determinados na escala CIELAB foram de 4,72±0,68, 25,09±2,39, 56,18±3,78 e 22,84±1,39, respectivamente. A semente tem uma tendência para as cores vermelha e amarela, sendo uma amostra que tende a ser mais clara e com uma pequena distância do padrão branco.
Os ensaios para fitoquímicos confirmaram a presença de taninos condensados, que tendem a ser menos adstringentes do que os taninos hidrolisáveis, e de polissacarídeos amiláceos, posteriormente quantificados em 27,78±3,38 g/100 g na amostra úmida. Foram negativos os testes para alcaloides, esteroides, triterpenos, flavonoides, saponinas, cumarinas, antraquinonas e polissacarídeos não amiláceos. Estudos futuros são indicados para a utilização da semente de abricó na alimentação humana.

Conclusão

A semente do abricó-do-Pará tem grande potencial como alimento calórico e de fácil acesso, além de representar um aproveitamento do resíduo originado da indústria que utiliza o abricó-do-Pará para a produção de polpas.

Área

Alimentos não convencionais: fontes alternativas

Instituições

Universidade Federal do Pará - Pará - Brasil

Autores

Matheus Augusto Carvalho Pereira, Walter Luis Texeira Neves Junior, Silvio Henrique Nascimento Cruz, Edna Regina Amante, Antonio Manoel Cruz Rodrigues, Luiza Helena Meller Silva