Dados do Trabalho


Título

CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E MORFOLÓGICA DO PÓ DAS FRAÇÕES INTERNAS E EXTERNAS DO BROTO DO BAMBU

Introdução

Das mais de 1600 variedades de bambu existentes, Dendrocalamus asper é uma das espécies destaque no Brasil. Majoritariamente, seu aproveitamento destina-se a produção de brotos comestíveis considerados doces e saborosos. Fonte de vitaminas, minerais, aminoácidos, fitoesteróis e de fibras alimentares, esta matéria-prima pode ser uma alternativa promissora a aditivos e coadjuvantes comumente utilizados pela indústria alimentícia. Para melhor processamento e aplicabilidade dos brotos de bambu, se faz necessário a caracterização da sua composição em diferentes frações. O objetivo deste trabalho foi caracterizar o pó das frações interna (BPI) e externa (BPE) do broto do bambu em relação à capacidade de absorção de água (CAA), espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (FTIR) e microscopia eletrônica de varredura (MEV).

Material e Métodos

Os brotos do bambu da espécie D. asper foram coletados na cidade de Planalto/RS com cerca de 30 a 45 dias, descascados manualmente e divididos em BPI e BEP, higienizados, desidratados (<15% umidade; 60 ºC) e fragmentados em duas granulometrias: BPI-Fina e BPE-Fina com granulometria <0,250 mm e BPI-Grossa e BPE-Grossa >0,250 mm.

Resultados e Discussão

As quatro frações apresentaram em média 33,75%, 1,85%, 3,62% e 24,26% de fibra alimentar total, cinzas, lipídios e proteínas, respectivamente, sem diferença significativa ente si (p>0,05). BPE-Grossa e BPI-Grossa apresentaram maior CAA (17,98 e 16,36%) em comparação com BPE-Fina e BPI-Fina (15,01 e 13,43%), respectivamente. Para FTIR bandas que correspondem ao estiramento das ligações C-H e C-O dos álcoois e éteres na celulose e na lignina foram encontradas, além de sinais de anéis aromáticos da lignina. Além disso, as frações BPI-Grossa e BPE-Grossa continham picos mais intensos, consequentemente, representando maiores quantidades de celulose e lignina.

Conclusão

As imagens do MEV mostraram partículas não esféricas de formação filamentosa sem escapas, característicos de materiais com grande quantidade de celulose e lignina, que já foram relatados como promissores estabilizadores de emulsão. Portanto, a partir das características do pó do broto do bambu, revela-se um potencial ingrediente para produtos alimentícios, devido aos seus baixos níveis de gordura, alto teor proteico e de fibra alimentar, além da evidenciada capacidade de absorção de água, que pode favorecer a viscosidade do meio quando adicionado em formulações.

Área

Química, bioquímica e físico-química de alimentos

Instituições

Universidade do Estado de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Minas Gerais - Brasil, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

BRUNA KLEIN, BRUNA SIVIERO, JOÃO EDUARDO GOMES DE OLIVEIRA, LUANA BETTANIN, ILIZANDRA APARECIDA FERNANDES, MARCIO SCHMIELE, ELISANDRA RIGO, GEORGIA ANE RAQUEL SEHN