Dados do Trabalho


Título

PRODUÇÃO DE BIOMASSA DE Yarrowia lipolytica EM HIDROLISADO DE LEVEDURA RESIDUAL CERVEJEIRA DE DIFERENTES GERAÇÕES

Introdução

A levedura é o segundo principal subproduto do processo cervejeiro e é rica em carboidratos e proteínas, logo representando potencial fonte de nutrientes para meios de cultivo. Entretanto, sua composição pode variar por influência das condições do processo fermentativo e do número de reutilizações. O objetivo deste trabalho foi estudar o hidrolisado de levedura residual cervejeira de Saccharomyces cerevisiae, de diferentes gerações, como fonte de nitrogênio na produção de biomassa de Yarrowia lipolytica.

Material e Métodos

As suspensões de levedura residual, de 2° e 6° gerações, foram ajustadas a pH 9,0, lavadas e centrifugadas. As células foram ressuspendidas em água 10% (m v-1) e autolisadas por incubação em shaker à 50°C, 150 rpm por 24 h. As biomassas autolisadas foram centrifugadas e os sobrenadantes consistiram nos hidrolisados, os quais foram caracterizados quanto a açúcares redutores totais e proteínas solúveis. O inóculo de Y. lipolytica NRRL -1095 foi preparado pela transferência de 20 mL de suspensão celular para 180 mL de meio, em Elernmeyer de 500 mL, de composição (g L-1): 20 glicose, 8 KH2PO4, 0,5 MgSO4.7H2O e 3 extrato de levedura, e cultivado à 30°C, 96 rpm por 24 h. Os componentes dos meios de cultivo a serem estudados foram diluídos, com composição e concentração iguais ao inóculo, nos hidrolisados ou em água (meio controle). O volume de hidrolisado foi definido de forma a totalizar a mesma concentração inicial de proteínas em todos os meios (4,6 g L-1). Os cultivos foram inoculados 10% (m v-1) e cultivados em shaker à 30°C, 180 rpm por 144 h, em triplicata.

Resultados e Discussão

A caracterização dos hidrolisados resultou em 0,25 e 5,8 g L-1 de açúcares redutores, e 1,5 e 3,1 g L-1 de proteínas para 2° e 6° gerações, respectivamente. A concentração de biomassa final foi de 8,07 e 7,7 g L-1 para os cultivos em hidrolisados de 2° e 6° gerações, respectivamente, sendo estatisticamente iguais ao cultivo controle (8,3 g L-1). As diferentes gerações de levedura residual resultaram em diferentes composições de hidrolisados e representam uma alternativa de nutrientes para cultivo de Y. lipolytica.

Conclusão

As diferentes gerações de levedura residual resultaram em diferentes composições de hidrolisados e representam uma alternativa de nutrientes para meios de cultivo de Y. lipolytica.

Área

Processos biotecnológicos para produção de alimentos e bioinsumos

Instituições

Universidade Federal do Rio Grande - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Helena Leivas da Silva, Hemilly Silva Paltian, Helena Simone Oliveira, Susan Hartwig Duarte