Dados do Trabalho


Título

EXTRAÇÃO DE PROTEÍNAS E CARBOIDRATOS PROVENIENTES DO CASQUILHO DO GUARANÁ (PAULLINIA CUPANA)

Introdução

O Brasil é o país que mais produz guaraná no mundo. Durante o seu processamento, há uma grande quantidade de subprodutos agroindustriais gerados, que são normalmente descartados. Dentre estes subprodutos, o casquilho do guaraná se destaca, uma vez que possui 15 a 20% de proteínas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a extração de proteínas e dos carboidratos do casquilho do guaraná utilizando o método de extração alcalina.

Material e Métodos

Para isto, foi utilizado casquilho do guaraná obtido de produtores da região de Maués-AM. Após triturado, o casquilho foi submetido à uma extração alcalina, na proporção de 1:10 (m/m), à 500 rpm por 2h, com o seu pH e temperatura ajustados de acordo com o planejamento experimental DCCR². Após a extração, a fração insolúvel foi separada em uma etapa de centrifugação (10.000 rpm) e o teor de proteína e carboidratos foram determinados pelo método de Dumas e Fenol - Sulfúrico respectivamente.

Resultados e Discussão

Dentre as condições estudadas, foi possível extrair de 13,81%-40,71% de proteína da matéria prima, sendo que o maior rendimento foi observado nas condições de pH 11,4 e temperatura de 34°C. Em relação aos carboidratos, percebe-se que o seu maior valor foi em pH 11,4 e temperatura de 56°C, quando foi obtido um rendimento de 8,81%..

Conclusão

Os resultados mostraram que a solubilização das proteínas foi favorecida pelo aumento do pH e redução da temperatura (p<0,05), resultando em um modelo para o rendimento protéico com coeficiente de determinação igual a 90,16%. O teor de carboidratos solubilizados, por outro lado, foi favorecido tanto pelo aumento da temperatura como do pH de extração. Através dos dados, ressaltam a importância de ajustar precisamente as condições de pH e temperatura para maximizar a extração do macronutriente de interesse, nesse caso, a proteína ou o carboidrato.

Área

Alimentos não convencionais: fontes alternativas

Instituições

Universidade Estadual de Campinas - São Paulo - Brasil

Autores

Rafael Gonçalves Dias, Matheus Dias de Carvalho , Ana Carla Kawazoe Sato