Dados do Trabalho


Título

PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES BRASILEIROS SOBRE LOMBO SUÍNO ENRIQUECIDO COM ÔMEGAS 3,6 E 9 USANDO ASSOCIAÇÃO LIVRE DE PALAVRAS

Introdução

É bem conhecido que a carne suína possui grande importância econômica, sendo a mais consumida no mundo. Além disso, é uma fonte de ácidos graxos insaturados na dieta humana, incluindo ácidos graxos monoinsaturados (MUFA) e poli-insaturados (PUFA). Em suínos, altos níveis de PUFA podem ser encontrados nos tecidos adiposo e esquelético. Alguns ácidos graxos como o ácido linoleico, ácido oleico, ácido eicosapentaenoico e ácido docosahexaenoico são obtidos exclusivamente através da dieta. Diante disso, aplicou-se a metodologia de associação livre de palavras para investigar a percepção dos consumidores sobre o lombo suíno e o lombo suíno enriquecido com ácidos graxos, provenientes da adição de óleos de canola e peixe à dieta do animal. O objetivo do estudo é investigar, usando imagens de lombo suíno, a percepção dos consumidores brasileiros.

Material e Métodos

Para isso, foi utilizado um questionário on-line distribuído por e-mail e redes sociais. A coleta de dados foi realizada no software Compusense Cloud (Compusense Inc., Guelph, Ont., Canadá). A instrução fornecida foi: “Por favor, escreva 4 palavras, pensamentos ou sentimentos que vêm a sua mente quando você vê esta imagem?”, sendo duas imagens iguais de lombo suíno, com legendas individuais. O público-alvo foram os consumidores de carne suína.

Resultados e Discussão

No total, 613 consumidores participaram da pesquisa. Durante a etapa de lematização foram excluídas as respostas incompletas e, posteriormente, obtidas quatro zonas distintas da estrutura da representação social com base em sua frequência e importância. Para o lombo suíno foram associados cinco atributos sensoriais “suculento”, “saboroso”, “cor”, “maciez” e “gorduroso”, além de termo hedônico “gostoso”. Já para o lombo suíno enriquecido com ômegas 3,6 e 9 identificou-se elementos relacionados a dois atributos sensoriais “suculento” e “saboroso” e a categoria de produtos saudáveis. Comparando as duas imagens, observou-se que uma das palavras mais mencionadas pelos participantes para o lombo suíno enriquecido com ômegas 3,6 e 9 foi “saudável”, possivelmente devido à associação das palavras “ômegas 3,6 e 9” com os benefícios para saúde humana. Portanto, a metodologia utilizada foi eficaz para alcançar os objetivos do estudo, sendo possível captar a complexidade das percepções dos consumidores, e assim, auxiliar na introdução de novos produtos ao mercado.

Conclusão

Ao comparar as duas imagens, foi observado que uma das palavras mais mencionadas pelos participantes para o lombo suíno enriquecido com ômegas 3,6 e 9 foi “saudável”, possivelmente devido à associação das palavras “ômegas 3,6 e 9” com os benefícios para saúde humana. Portanto, a metodologia utilizada foi eficaz para alcançar os objetivos do estudo, sendo extremamente válida para relacionar as percepções dos consumidores com o produto analisado.

Área

Ciências Sensoriais e perfil do Consumidor

Autores

Laura Woigt Pian, Iliani Patinho, Erick Saldaña, Julia Dezen Gomes, Carlos Eduardo Cardoso de Aguiar Freire, Aline Silva Mello Cesar