Dados do Trabalho
Título
Teor de fenólicos totais e atividade antioxidante de tubérculos de Cyperus esculentus cultivados na Zona da Mata Mineira.
Introdução
Tubérculos de Cyperus esculentus são ricos em compostos bioativos com ação antioxidante e potencial para utilização como ingrediente natural em matrizes alimentares. Estudos recentes sobre o potencial de cultivo e desenvolvimento de C. esculentus realizados na Zona da Mata Mineira, na região de Viçosa-MG, apresentaram resultados promissores. Devido a influência dos fatores bióticos e abióticos na composição química dos metabólitos secundários, é importante realizar um estudo
pormenorizado da composição química desses tubérculos. Sendo assim, objetivou-se neste trabalho a determinação do teor de fenólicos totais e da atividade antioxidante de tubérculos de C. esculentus cultivados na Zona da Mata Mineira.
Material e Métodos
Inicialmente os tubérculos foram triturados em moinho de facas e peneirados (peneira de malha de 250µm). Mediu-se 0,125g de farinha que foi homogeneizada em 10 mL de solução de etanol:água (40:60 v/v), submetida a banho ultrassônico (900w/25 khz/50 minutos) e centrifugada (9000 rpm/10 minutos). O sobrenadante foi evaporado em rotaevaporador a 60 ºC até completa evaporação do etanol, reconstituído em 1 mL de metanol:água (50:50v/v) e o extrato filtrado a vácuo. O teor de fenólicos totais foi determinado pelo método de Folin-Ciocalteau e a atividade antioxidante pelos métodos de: (i) capacidade de redução do íon férrico (FRAP) com os resultados expressos em µmol sulfato ferroso.g-1 farinha, (curva padrão: y= -0,0006x-0,9962/R2=0,9962); (ii) capacidade de captura do radical DPPH com os resultados expressos em µmol Trolox.g-1 farinha, (curva padrão: y= -0,0006x-0,9962/R2=0,9962); e (iii) capacidade de captura do radical livre ABTS•+, sendo os resultados expressos em µmol Trolox.g-1 farinha (curva padrão: y=-0,0003x+0,6488/R2=0,9966). Todas as análises foram realizadas em triplicata e os resultados expressos em valores de média ± desvio padrão.
Resultados e Discussão
No presente estudo, a farinha obtida do tubérculo de C. esculentus cultivado na Zona da Mata Mineira apresentou elevado teor de fenólicos totais (5,79±0,042 mgEAG.g-1 farinha) e elevada atividade antioxidante (FRAP: 13,63±1,45 µmol de sulfato ferroso.g-1 farinha; DPPH: 22,50±2,75 µmol Trolox.g-1 farinha; ABTS: 122,18±14,77 µmol Trolox.g-1farinha).
Conclusão
Os resultados corroboram com dados da literatura científica, que apesar de ainda escassos, evidenciam o potencial de C. esculentus como fonte de compostos bioativos e para aplicação em matrizes alimentares como fonte de compostos naturais com ação antioxidante.
Área
Química, bioquímica e físico-química de alimentos
Instituições
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - Espírito Santo - Brasil
Autores
RENATO JORGE CIMERO CALCI, ANA CLARA NASCIMENTO SOBREIRA, CONSUELO DOMENICI ROBERTO, ANDRESSA ARTICO PEREIRA SILVA, CLEIDE MARIA FERREIRA PINTO, PATRÍCIA FONTES PINHEIRO