Dados do Trabalho


Título

Pesquisa de Escherichia coli produtora de toxina Shiga (Stx) em queijos

Introdução

Escherichia coli faz parte da microbiota intestinal de mamíferos de sangue quente, coexistindo normalmente sem causar danos. No entanto, algumas cepas ao adquirirem fatores de virulência podem causar doenças intestinais graves, como a E. coli produtora de toxina Shiga (STEC). A infecção por STEC pode variar desde uma diarreia leve, até uma colite hemorrágica, podendo evoluir para síndrome hemolítico-urêmica (SHU), uma condição grave com alto percentual de óbito. O gado bovino é o principal reservatório de STEC. Os surtos de STEC geralmente são decorrentes da ingestão de alimentos contaminados direta ou indiretamente com fezes bovinas, especialmente leite cru e seus derivados, como queijo. O principal fator de virulência de STEC é a produção de Shiga toxina (Stx), dividida em duas classes antigenicamente sistintas, Stx1 e Stx2, codificadas por bacteriófagos distintos e com efeitos citotóxicos nas células endoteliais. Este estudo investigou a ocorrência de STEC em suspensões polimicrobianas de três tipos de queijos.

Material e Métodos

Foram avaliadas 46 suspensões polimicrobianas; 15 de queijo minas frescal, 12 de queijo minas padrão e 19 de queijo minas artesanal. O DNA polimicrobiano foi extraído por lise térmica e submetido à reação em cadeia da polimerase (PCR) para investigação do gene stx, marcador da categoria STEC.

Resultados e Discussão

Uma amostra (2,17%) de queijo artesanal foi positiva para o gene stx.

Conclusão

Queijos são alimentos prontos para o consumo, e a presença de STEC pode oferecer riscos significativos à saúde do consumidor. A detecção de STEC em produtos lácteos destaca a necessidade de abordagens integradas de Saúde Única, que envolvem a colaboração entre a saúde humana, animal e ambiental para controlar e prevenir infecções zoonóticas. A segurança alimentar é uma questão crítica que requer vigilância constante e medidas rigorosas de controle de qualidade para proteger a saúde pública.

Área

Toxicologia e microbiologia de alimentos

Instituições

Universidade Federal Fluminense (UFF) - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Bruna Lins Lima, Gabrielle Lucia Almeida Freitas , Rafael Marques Pereira Poeys Carvalho, Alice Gonçalves Martins Gonzalez