Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE BROMATOLÓGICA DE UMA FARINHA ELABORADA COM ARROZ COLONIZADO POR Auricularia fuscosuccinea (Mont.) Henn. (Auriculariaceae)

Introdução

Fungos do gênero Auricularia são basidiomicetos saprofíticos com a maioria de suas espécies comestíveis apresentando significativo valor nutricional. Em função disso, são apontados como boa alternativa para suprir necessidades na alimentação humana. Portanto, a elaboração de produtos à base de Auricularia surge como uma maneira eficaz e acessível de incorporar seus benefícios à alimentação. O objetivo deste trabalho foi realizar a análise bromatológica de uma farinha alimentícia elaborada com arroz colonizado por Auricularia fuscosuccinea através de cultivo em estado sólido.

Material e Métodos

A espécie utilizada foi obtida a partir da Coleção de Microrganismos de Interesse Agrossilvicultural do INPA e o arroz foi adquirido comercialmente. Para o preparo do substrato, 200 g de arroz branco foi pré-cozido e esterilizado em frascos Erlenmeyer contendo 200 mL de água. Posteriormente, 5 fragmentos de micélio de 1 cm foram inoculados nestes frascos e mantidos por 30 dias a 28 ºC, procedimento realizado em triplicata. Após o tempo de cultivo, o arroz miceliado foi levado para estufa de secagem a 40 ºC e quando seco foi triturado para obtenção da farinha miceliada. A metodologia utilizada para análise bromatológica foi: teor de umidade determinado pela secagem das amostras em estufa a 105 ºC, teor de cinzas quantificado pela incineração da amostra a 550 °C por 6 horas, teor de fibra total determinado a partir da digestão ácida e alcalina, teor de proteínas definido pelo método Kjeldhal, teor de lipídios quantificado pela extração com éter, pelo método de Soxhlet e os carboidratos foram calculados pela diferença entre 100 e a soma das porcentagens dos demais componentes.

Resultados e Discussão

Os resultados mostram teor de umidade 4,6%, teor de lipídios 0,8%, teor de fibras 43,8%, teor de cinzas 2,5%, teor de proteínas 8,3% e teor de carboidratos 40%. Um alimento pobre em lipídeos e rico em fibras está diretamente relacionado com a prevenção de doenças gastrointestinais e cardiovasculares, apresentando um potencial desenvolvimento alimentar com valor nutricional agregado. Portanto, a partir da análise bromatológica foram observados resultados interessantes quanto a possibilidade de enriquecimento e disponibilização de nutrientes importantes de grãos de arroz colonizados por este fungo.

Conclusão

Um alimento pobre em lipídeos e rico em fibras está diretamente relacionado com a prevenção de doenças gastrointestinais e cardiovasculares, apresentando um potencial desenvolvimento alimentar com valor nutricional agregado. Portanto, a partir da análise bromatológica foram observados resultados interessantes quanto a possibilidade de enriquecimento e disponibilização de nutrientes importantes de grãos de arroz colonizados por este fungo.

Área

Processos biotecnológicos para produção de alimentos e bioinsumos

Instituições

Universidade do Estado do Amazonas - Amazonas - Brasil

Autores

Beatriz de Souza Pucu, Roberto Bentes Rozário, Maria Lucidalva Ribeiro de Souza, Waldireny Rocha Gomes