Dados do Trabalho


Título

KÄSEKUCHEN DE PANAMBI: ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS DE QUALIDADE

Introdução

O Käsekuchen (do alemão: Käse=queijo; kuchen= bolo, cuca) é um bolo típico da gastronomia alemã, de relevância gastronômica, turística, econômica e social para região de Panambi, no noroeste do RS, e que está em processo de reconhecimento de Indicação Geográfica (Indicação de Procedência). A principal matéria-prima do recheio do Käsekuchen é o kässchmier, um queijo fresco de características similares ao queijo quark. A maioria dos fornecedores de kässchmier das padarias são pequenos produtores, que não pasteurizam o leite por questões econômicas e para manter a tradição na elaboração do produto, originalmente produzido a partir de leite cru. O objetivo deste trabalho foi caracterizar o Käsekuchen por parâmetros físico-químicos, e comparar bolos produzidos com kässchmier de leite cru e com leite pasteurizado.

Material e Métodos

Foram analisados em duplicata bolos de 7 padarias do município, sendo 8 amostras de Käsekuchen com recheio de kässchmier de leite cru (KC) e 2 amostras de Käsekuchen com kässchmier de leite pasteurizado (KP). As análises foram com relação a umidade, gordura, proteína, pH e atividade de água, usando metodologias oficiais. Os dados foram submetidos ao teste t de Student (5% significância), comparando o grupo de amostras KP versus KC.

Resultados e Discussão

Os grupos KP e KC apresentaram médias de 32,6 ± 1,6% e 35,7 ± 3,1% de umidade, respectivamente. Em média, o teor de gordura dos bolos foi de 9,9 ± 2,2% para KP e de 8,7 ± 3,2% para KC. Para proteína, os dados de média encontrados foram de 13,9 ± 0,2% para KP e 14,7 ± 1,9% para KC, enquanto para pH foi de 5,1 ±0,4 para KP e 4,9 ± 0,6 para KC. A atividade de água apresentou médias de 0,9483 ± 0,01 e 0,9425 ±0,02 para KP e KC, respectivamente.

Conclusão

Não houve diferença estatística entre os grupos KP e KC (p>0,05) para nenhum dos parâmetros avaliados. Com isso, percebe-se que o fato de usar ou não tratamento térmico no leite para produzir a matéria-prima kässchmier não afeta as características físico-químicas do Käsekuchen. Estes dados são relevantes para as padarias, que alegam que a pasteurização afeta aspectos sensoriais do produto e descaracterizam a receita original.

Área

Química, bioquímica e físico-química de alimentos

Autores

Larissa de Lima Alves, Diego Gabriel Weschenfleder de Oliveira, Eduarda Vitória Trindade, Emilly Schüler de Lima, Pietra Camargo Hentges, Amanda Moraes Alberti, Josiana Rita Bazana, Ana Paula Santos Agertt