Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DA POLPA E NÉCTAR DE NOVOS HÍBRIDOS DE MARACUJAZEIRO

Introdução

O Brasil se destaca globalmente como o maior produtor e consumidor de maracujá. Apesar da diversidade de variedades, ao longo do tempo, novos híbridos foram desenvolvidos visando aumentar a produtividade, melhorar a qualidade e fortalecer a resistência a doenças dessas culturas. Além dessas características, é crucial entender as propriedades físicas, químicas e outras peculiaridades dos frutos dos novos híbridos para avaliar seu potencial comercial. Este estudo teve como objetivo avaliar a polpa e o néctar de frutos de novos híbridos de maracujazeiros, comparando os resultados com o cultivar comercial FB200.

Material e Métodos

Foram estudados três novos híbridos de maracujazeiro (BGP RED, BGP ISA, BGP ROXO) e um cultivar comercial (FB200). A polpa foi avaliada quanto ao rendimento, teor de sólidos solúveis (°Brix), acidez titulável (AT) e relação °Brix/AT. A cor da polpa foi medida em colorímetro. Os néctares foram formulados com 15% de polpa e 10% de açúcar por litro e submetidos a análise sensorial por 100 avaliadores não treinados, utilizando delineamento em blocos casualizados.

Resultados e Discussão

O híbrido BGP RED destacou-se com rendimento de polpa de 39,44%, superior aos 30,95% do cultivar FB200. Houve diferença significativa nos valores de pH entre os cultivares. Todas as variedades estudadas apresentaram teores de sólidos solúveis acima de 13 °Brix, sendo adequados para a indústria. Pela análise de cor, obsevou-se que os novos híbridos tendem a ter polpa mais alaranjada comparada ao FB200.

Conclusão

Na análise sensorial, os néctares dos híbridos BGP RED e BGP ROXO foram mais aceitos e tiveram maior intenção de compra pelos consumidores. Os novos híbridos de maracujazeiros (BGP RED e BGP ROXO) apresentaram características físico-químicas semelhantes ao cultivar comercial FB200, confirmando sua qualidade. Os néctares produzidos a partir dos híbridos BGP RED e BGP ROXO mostraram-se mais promissores em termos de aceitação pelo consumidor, indicando potencial para comercialização. Este estudo apoia a viabilidade dos novos híbridos de maracujazeiros para o mercado, especialmente na produção de néctar, destacando-se pela qualidade e aceitação sensorial superior em relação ao cultivar comercial FB200.

Área

Química, bioquímica e físico-química de alimentos

Autores

Dara Ramos Carolino, Carolina Lepre Francisco, Caio Pereira FREITAS, Isabela Maia Borsoi CHAGAS, Antonio Manoel Maradini FILHO, Joel Camilo Souza CARNEIRO, Moises ZUCOLOTO