Dados do Trabalho


Título

PERFIL E COMPORTAMENTO DE PARTICIPANTES DE PESQUISA ONLINE EM RELAÇÃO À COMPRA E AO PREPARO DE PRODUTOS SEM GLÚTEN

Introdução

Com o crescente interesse em produtos sem glúten, torna-se crucial realizar
uma análise minuciosa dos padrões de consumo para entender melhor as preferências dos
consumidores e os desafios que os mesmos enfrentam

Material e Métodos

Este estudo investigou os hábitos
de consumo de produtos sem glúten no Brasil. Entre novembro e dezembro de 2023,
conduzimos uma pesquisa divulgada via e-mail, redes sociais e WhatsApp após a
aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFSC (n° 6.434.368).

Resultados e Discussão

Os participantes responderam um questionário online na plataforma Google Forms. Uma
parcela significativa dos participantes (58,72%) opta por comprar e preparar alimentos
sem glúten em casa, principalmente devido ao alto custo dos produtos comerciais. O
consumo desses produtos varia, sendo que 25,22% dos participantes declarou consumi-los de 2 a 3 vezes por semana. Os supermercados são os principais locais de compra
(84,06%), seguidos por lojas especializadas em produtos naturais, funcionais, orgânicos
ou fitness (55,36%). O preço é o principal fator na decisão de compra para a maioria dos
participantes (77,39%). Os consumidores valorizam o uso de ingredientes orgânicos
(56,81%) e locais (36,81%), além de alimentos elaborados por produção artesanal
(34,49%). O pão sem glúten é o produto comprado com mais frequência (31,59%),
embora seja o que mais decepciona (50,43%), pois não atendem às expectativas dos
consumidores quanto às características sensoriais. Farinha sem glúten ou mistura de
farinhas (25,80%) e biscoitos (17,10%) também são comumente comprados.

Conclusão

Em síntese,
o estudo revela que, embora os produtos sem glúten sejam procurados, persistem desafios
como o alto custo e a insatisfação com determinados produtos, como o pão. A valorização
de ingredientes orgânicos e locais, bem como da produção artesanal, sugere uma
oportunidade para produtores atenderem melhor às necessidades dos consumidores desse
segmento. Para alcançar esses consumidores, é essencial implementar ações de marketing
e divulgação, como a utilização de certificações e rótulos que destacam esses atributos,
investir em marketing digital direcionado, participar de eventos e feiras especializadas, e
estabelecer parcerias com fornecedores locais.

Área

Ciências Sensoriais e perfil do Consumidor

Autores

Tayana SILVA DA SILVA, Lúcia Mara dos Reis Lemos, Ana Luísa Schiessl Fabri, Patricia Hinnig, Ana Paula Gines Geraldo, Maria Manuela Camino Feltes