Dados do Trabalho


Título

TENDÊNCIAS DE CONSUMO E PREFERÊNCIAS DE PRODUTOS SEM GLÚTEN COM ENFOQUE EM BISCOITOS: UMA ANÁLISE DE REGRESSÃO LOGÍSTICA

Introdução

Com o aumento da conscientização sobre questões relacionadas à saúde, os
alimentos sem glúten têm ganhado destaque como uma opção para aqueles com doença
celíaca ou sensibilidade ao glúten. Entender as percepções e preferências dos
consumidores em relação a esses produtos é fundamental para o desenvolvimento e
aprimoramento do mercado de alimentos sem glúten. O objetivo deste estudo foi
investigar os fatores associados ao consumo de produtos sem glúten, com foco em
biscoitos, incluindo variáveis socioeconômicas e motivos de consumo, por meio de
análise de regressão logística

Material e Métodos

Durante o período de novembro a dezembro de 2023,
realizamos uma pesquisa divulgada por e-mail, redes sociais e WhatsApp no Brasil, após
a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFSC (n°
6.434.368). Os participantes responderam um questionário online na plataforma Google
Forms.

Resultados e Discussão

Uma análise de regressão logística foi conduzida para investigar os fatores
associados às variáveis socioeconômicas, incluindo gênero, idade, escolaridade e renda,
além do motivo de consumo de produtos isentos de glúten. Foi utilizado o software Stata
versão 16.1 e o valor de p<0,05 para decisão estatística. A análise dos dados coletados
revelou que, dos 345 participantes, a maioria era composta por mulheres (79,36%), tinha
idade entre 20 e 59 anos (95,36%), e pós-graduação completa (56,81%). Em relação à
renda familiar, 20,12% recebiam de 4 a 6 salários mínimos. A análise estatística mostrou
que nenhuma das variáveis socioeconômicas investigadas teve um efeito significativo
sobre o consumo de biscoitos sem glúten (p ≥ 0,05), o que sugere que o consumo desses
produtos não está associado a gênero, idade, escolaridade ou renda dos indivíduos.

Conclusão

No
entanto, o motivo do consumo de produtos sem glúten mostrou-se relevante, com os
participantes que consomem esses produtos por sensibilidade ao glúten, por opção ou por
outros motivos apresentando uma probabilidade menor de consumir biscoitos sem glúten
em comparação com aqueles diagnosticados com doença celíaca (p<0,05). Esses
resultados destacam a complexidade das escolhas de consumo relacionadas a alimentos
sem glúten e a importância de considerar diferentes motivações ao desenvolver
estratégias de marketing e lançamento de produtos nesse segmento

Área

Alimentos funcionais e nutrição

Autores

TAYANA SILVA DA SILVA, Lúcia Mara dos Reis Lemos, Ana Luísa Schiessl Fabri, Patricia TAYANA Hinnig, Ana Paula Gines Geraldo, Maria Manuela Camino FELTES