Dados do Trabalho
Título
COMPOSTOS FURÂNICOS DE PRODUTOS DA REAÇÃO DE MAILLARD E SEU POTENCIAL CITOTÓXICO EM PRÉ ADIPÓCITOS
Introdução
A Reação de Maillard (RM) ocorre em alimentos submetidos ao aquecimento por meio da interação entre aminoácidos e açúcares redutores, e que depende de tempo e métodos de preparo utilizados. Os produtos da Reação de Maillard (PRM) confere características atrativas aos alimentos, como escurecimento e intensificação da palatabilidade. Os PRM também apresentam associação com efeitos negativos à saúde, como alterações metabólicas e obesidade, inclusive podem aumentar a resposta inflamatória de adipócitos. Diversos compostos são formados na RM, dentre eles, os derivados furânicos - Hidroximetilfurfural (HMF), Furfural (FUR) e Furilmetilcetona (FMC). Os objetivos deste estudo foram identificar as concentrações citotóxicas destes compostos furânicos em linhagem celular de pré-adipócitos (3T3-L1) e qual deles apresenta maior toxicidade.
Material e Métodos
Depois, foram distribuídas em microplacas (96 poços) a uma concentração de 1x106, na presença e ausência dos padrões dos compostos furânicos, em diluição seriada, sendo para HMF (1.000 a 0,46 μg/mL), FMC (65.000 a 31,7 μg/mL) e FUR (62.000 a 30,3 μg/mL). Após 72h, solução de resazuirna foi adicionada em cada poço e, após 6 horas de incubação, as placas foram submetidas à leitura a 570 nm (reduzido) e 600 nm (oxidado).
Resultados e Discussão
As células-controle não tratadas foram consideradas como 100% de viabilidade celular e o DMSO a 25%, utilizado como controle negativo. As concentrações citotóxicas do HMF foram acima de 31,2 μg/mL, enquanto o FUR e FMC foram acima de 500 μg/mL, indicando que o HMF apresentou maior citotoxicidade.
Conclusão
O HMF está presente em produtos de panificação como pães, bolos, biscoitos, mel, café, alimentos assados e grelhados, leites e derivados. Quanto maior o processamento térmico destes alimentos, maiores serão os teores do HMF. Ainda não há concentrações de ingestão máxima aceitável dos HMF e outros PRM. Assim, estratégias para mitigação destes compostos em alimentos, bem como a avaliação dos seus efeitos tóxicos devem ser incentivadas. A partir das concentrações identificadas nesta pesquisa, estudos inflamatórios e efeitos atribuídos aos compostos furânicos poderão ser testados em linhagem celular de pré-adipócitos.
Área
Toxicologia e microbiologia de alimentos
Instituições
Escola de Nutrição - Universidade Federal da Bahia - Bahia - Brasil, Escola de Veterinária e Zootecnia - Universidade Federal da Bahia - Bahia - Brasil
Autores
Denise Carreiro FAUSTINO, Larissa de Oliveira SANTOS, Beatriz Santos de ALMEIDA, Mateus Aguiar CEDRO, Carlos Eduardo Sampaio GUEDES, Luis Fernando Pita GONDIM, Laíse Cedraz Pinto Matos