Dados do Trabalho


Título

VALIDAÇÃO DE METODOLOGIA PARA DETERMINAÇÃO DE CONSERVANTES EM ALIMENTOS

Introdução

Os conservantes são aditivos alimentares definidos como substâncias que impedem ou retardam as alterações nutricionais nos alimentos que são provocadas por fatores microbiológicos, químicos e enzimáticos, aumentando a vida de prateleira do produto. O ácido benzoico, o sórbico e seus sais são eficientes para controlar fungos e uma ampla faixa de bactéria, sendo que o os sorbatos também tem ação sobre as leveduras. O uso dos aditivos alimentares é regulamentado pela Anvisa, por legislação específica e embasadas em recomendações do Joint FAO/OMS Expert Committee on Food Additives. Para garantir a segurança alimentar do consumidor, esses limites levam em consideração a ingestão diária aceitável expressa em mg kg-1.

Material e Métodos

O método foi validado para a determinação dos conservantes ácido benzoico e sórbico e seus sais em alimentos com alto teor de carboidratos, mediante extração por QuEChERS e quantificação por cromatografia líquida de alta eficiência com detecção em ultravioleta. Foram avaliados os parâmetros de linearidade, efeito matriz, seletividade, recuperação, precisão sob condições de repetibilidade e precisão intermediária e limites de detecção e quantificação, sendo aprovados segundo os critérios de desempenho preconizados no documento orientativo INMETRO DOQ-CGCRE-008. Foram analisadas 39 amostras, sendo 19 para preparo sólido de refresco, 4 néctares, 11 refrigerantes, 3 gomas de mandioca e 2 féculas de mandioca.

Resultados e Discussão

Todas as amostras para preparo sólido de refresco apresentaram resultados para o ácido benzoico e sórbico abaixo do limite de quantificação do método (100 µg/100 mL), portanto satisfatória, pois a legislação brasileira não permite o seu uso. As amostras de néctares e refrigerantes apresentaram teores abaixo do estabelecido pela a IN nº 211/Anvisa, que estabelece um limite de 1000 mg L-1 de ácido benzoico e sórbico para néctar e para refrigerantes 500 mg L-1 e 300 mg L-1, respectivamente, sendo consideradas satisfatórias. Nas amostras de goma e fécula de mandioca foi encontrado ácido sórbico, portanto apresentaram resultados insatisfatórios, pois segundo a legislação não é permitido o uso de conservantes nesse tipo de produto. O método desenvolvido se mostrou adequado para o monitoramento do teor de conservante para as amostras que são comercializadas no Brasil.

Conclusão

O método desenvolvido se mostrou adequado para o monitoramento do teor de conservante para as amostras que são comercializadas no Brasil.

Área

Validação de métodos para análise de alimentos

Instituições

Funed - Minas Gerais - Brasil

Autores

Shirley Santana Silva Chaves, Fabiano Narciso Paschoal, Mariem Rodriuges Ribeiro Cunha, Maria de Fátima Gomides, Luciana Maria Bittencourt, Lorena Thais Souza Dias, Fabiano Oliveira Silva