Dados do Trabalho


Título

DESENVOLVIMENTO DE CHUTNEY DE MARACUJÁ E DE ABACAXI ENRIQUECIDOS COM ORA-PRO-NÓBIS

Introdução

A busca por produtos inovadores, como o chutney que é uma geleia agridoce, estão cada vez mais em alta no mercado, além disso, o enriquecimento nutricional de produtos atinge um público específico de consumidores preocupados com sua saúde. A ora-pro-nóbis tem sido muito estudada por seu potencial nutricional. Diante disso, o objetivo do presente trabalho foi elaborar um chutney de maracujá e de abacaxi com a adição de ora-pro-nóbis, realizar uma pesquisa de mercado e análise sensorial do produto.

Material e Métodos

Foram realizadas duas formulações, um chutney de abacaxi e um chutney de maracujá, ambos enriquecidos com ora-pro-nóbis (4,13%). Inicialmente foi realizada uma pesquisa de mercado com 157 pessoas, para avaliar o conhecimento e interesse dos consumidores sobre o produto desenvolvido. Para a análise sensorial foi realizado um teste de aceitação com escala hedônica estruturada de 9 pontos, os parâmetros avaliados foram aparência, cor, aroma, textura, sabor e aceitação global, e também foi avaliado o hábito do consumo de produtos agridoce.

Resultados e Discussão

A partir dos resultados da pesquisa de mercado foi possível observar que 54,1% dos consumidores não consomem chutney, e 59,2% não consomem ora-pro-nóbis. Quando perguntados os fatores que são importantes para o consumo de um produto novo, os consumidores responderam principalmente sabor (66,2%), benefícios à saúde (53,5%) e preço (48,4%), além de outros fatores. Como resultado da análise sensorial não houve diferença significativa entre chutney de abacaxi e de maracujá, para os atributos aparência (6,7 e 6,3), cor (6,7 e 6,4), aroma (6,5 e 6,4), textura (7,2 e 7,2), sabor (6,8 e 6,6) e aceitação global (6,6 e 6,6), respectivamente. Para que um produto seja considerado aceito, é necessário que os atributos sensoriais obtenham uma aceitabilidade mínima de 70%, que foi atingida em todos os atributos avaliados. Além disso 73% consomem produtos agridoce no seu dia a dia, enquanto 27% não possuem o hábito. Portanto, foi possível concluir que o produto desenvolvido nos sabores abacaxi e maracujá foram considerados aceitos pelos consumidores, além de serem inovadores e atrativos, um potencial produto com benefícios à saúde que pode atrair consumidores que possuem hábitos de vida mais saudáveis.

Conclusão

Portanto, foi possível concluir que o produto desenvolvido é inovador e atrativo para o público que possui o hábito de consumir produtos agridoce, além de ser enriquecido e um potencial produto com benefícios à saúde que pode atrair consumidores que possuem hábitos de vida mais saudáveis.

Área

Alimentos funcionais e nutrição

Instituições

Universidade Estadual de Maringá - Paraná - Brasil, Universidade Federal do Paraná - Paraná - Brasil

Autores

Isabela Milani de Souza, Larissa Rodrigues da Silva, Mariely Batista Damaceno, Naeli Cristina Lavarena, Tayane Siqueira Garcia Alves, Suelen Siqueira dos Santos, Grasiele Scaramal Madrona