Dados do Trabalho


Título

ESTRATÉGIAS DE APROVEITAMENTO INTEGRAL: RECEITAS SUSTENTÁVEIS COM FRUTAS

Introdução

O desperdício de alimentos, que representa entre um quarto e um terço da produção global anual, é um problema alarmante evidenciado pela FAO ao longo da cadeia produtiva. Este estudo visou otimizar o aproveitamento integral dos alimentos para promover sustentabilidade e conscientização pública.

Material e Métodos

Conduzidos na cozinha experimental da Universidade São Francisco (São Paulo, Brasil), os experimentos utilizaram abacaxi, mamão formosa e melão. O objetivo do estudo foi determinar o fator de correção (FC) das frutas, ajustado sazonalmente e comparar com dados da literatura. As cascas do abacaxi, mamão e melão, assim como as sementes de mamão e melão, foram desidratadas a 65°C por 8 horas em forno convencional, sendo a casca do abacaxi transformada em farinha. Foram desenvolvidas receitas como cookies de abacaxi, farofa com casca de mamão, cocada com casca de melão e granola com cascas e sementes desidratadas, focando no aproveitamento integral dos alimentos. A análise nutricional e de custo das receitas foi realizada utilizando o software Tabela e Ficha®.

Resultados e Discussão

Os valores médios de FC para abacaxi, mamão e melão foram comparados com estudos anteriores, revelando similaridades e discrepâncias, especialmente no abacaxi, onde os valores variaram significativamente entre diferentes autores. A desidratação das cascas e sementes destacou-se pela utilização das cascas do abacaxi como farinha, resultando em uma redução significativa de desperdício, com aproveitamento médio de 14,4% para o abacaxi, 24,4% para o mamão e 21,2% para o melão.

Conclusão

As receitas desenvolvidas demonstraram diferenças nutricionais mínimas em relação às versões tradicionais e o custo mostrou redução ao incorporar cascas e sementes, promovendo práticas sustentáveis que beneficiam tanto a economia quanto o ambiente. Recomenda-se estudos adicionais para explorar o potencial nutricional desses ingredientes para promoção da sustentabilidade.

Área

Sustentabilidade na cadeia produtiva de alimentos

Instituições

Universidade São Francisco - São Paulo - Brasil

Autores

Rebeca Silveira, Bruna Lago Tagliapietra, Viviane Cristina Toreti Theodoropoulos