Dados do Trabalho


Título

VERIFICAÇÃO DE TRATAMENTO TÉRMICO EFETIVO: Pasteurização lenta de bebida à base de extrato de resíduos do licuri (Syagrus coronata)

Introdução

O licuri (Syagrus coronata (Mart.) Beccari) é uma das principais palmeiras encontradas no bioma Caatinga. Devido ao valor terapêutico e culinário do seu óleo, resíduos são gerados, os quais apresentam alto valor nutricional. Alimentos plant-based e provenientes de resíduos (upcycled) enquadram-se como produtos do mercado emergente, apoiado pelo aumento de consumidores veganos e vegetarianos. A segurança dos alimentos é um fator de suma importância para a produção de novas fontes alimentares, a necessitar de um tratamento térmico efetivo. Diante da busca por novas fontes alimentares, reaproveitamento da matéria-prima e estratégia de bioeconomia, o presente trabalho objetivou avaliar os possíveis patógenos de um produto pasteurizado (extrato hidrossolúvel à base dos resíduos provenientes da extração do óleo do licuri) durante um período de shelf-life de 15 dias.

Material e Métodos

O extrato foi pasteurizado de forma lenta em banho-maria a 85 ºC/10 minutos e, após tratamento térmico, mantido sob refrigeração de 4 ºC durante 15 dias. As análises microbiológicas respaldam-se na IN 161/2022 para contaminação por coliformes; bolores e leveduras; Salmonella sp.; com adendo para Clostridium spp. e Enterobacteriaceae. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey.

Resultados e Discussão

As amostras apresentaram resultados em conformidade à instrução normativa. Clostridium spp. e Enterobacteriaceae ausentes.

Conclusão

O processo térmico aplicado e as condições de armazenamento apontaram a garantia da estabilidade microbiológica do produto, de fácil implementação tecnológica para as cooperativas e uma inovação sustentável para a bioeconomia da caatinga.

Área

Sustentabilidade na cadeia produtiva de alimentos

Autores

Kaio Allan da Mota Souto-Maior ARRUDA, Izael GRESSONI JÚNIOR, Yan Wagner Brandão BORGES, Maria Tereza dos Santos CORREIA