Dados do Trabalho


Título

CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS E TEORES DE VITAMINA C E CAROTENOIDES TOTAIS DA TORTA DE LICURI (Syagrus coronata)

Introdução

O licurizeiro (Syagrus coronata) é nativo do semiárido brasileiro, com predominância no estado da Bahia. Todas as partes da planta são aproveitadas, e da sua amêndoa - um coco com teor de lipídeos médio de 60% - se extrai um óleo vegetal rico em ácido láurico e ômega 9. Seu extrativismo sustentável é uma importante fonte de renda para as agricultoras familiares e camponesas da Caatinga, através do trabalho das quebradeiras de licuri ou do beneficiamento mecanizado deste produto da sociobiodiversidade. O óleo de licuri é obtido por prensagem a frio, com um rendimento médio de 50%, e a torta resultante é um subproduto rico em fibras, proteínas e gordura, destinado à alimentação animal. Entretanto, considerando seu potencial nutricional, este subproduto pode ser utilizado no enriquecimento e desenvolvimento de novos produtos para consumo humano. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi caracterizar, preliminarmente, a torta de licuri resultante da prensagem a frio das amêndoas, adquirida na agroindústria de beneficiamento de licuri da Escola Família Agrícola do Sertão - EFASE, localizada na Comunidade Lagoa do Pimentel, Monte Santo-BA.

Material e Métodos

Foram avaliadas as características físico-químicas e alguns compostos bioativos.

Resultados e Discussão

A torta de licuri apresentou atividade de água igual a 0,569±0,007; 7,04±0,52% de umidade; pH igual a 5,68±0,03; 2,45±0,17 g de ácido láurico.100g-1; 2,91±0,30 mg.100g-1 de vitamina C e 1,90±0,13 µg.g-1 de carotenoides totais. A atividade de água entre 0,2 e 0,6 e a umidade abaixo de 15% são ideais para farinhas e podem resultar numa boa estabilidade ao armazenamento, contribuindo para a inibição do crescimento microbiano sem promover a oxidação lipídica. O pH e a acidez em ácido láurico indicam que a torta é pouco ácida, favorecendo sua utilização em produtos de panificação, confeitaria, massas alimentícias, por exemplo, possivelmente por não conferir sabor ácido aos produtos em que for adicionada. Seu teor de vitamina C e de carotenoides é superior ao encontrado nas farinhas convencionais, indicando o seu potencial nutricional.

Conclusão

Portanto, a torta de licuri é um subproduto com características físico-químicas e com compostos bioativos adequados nutricional e tecnologicamente, permitindo o seu emprego em produtos alimentícios, como pães, bolos, biscoitos, macarrão, dentre outros.

Área

Alimentos não convencionais: fontes alternativas

Instituições

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB - Bahia - Brasil

Autores

Michele Gomes Silva, Alana Alves Soares Santos, Daiane Neves Santos, Thamires Brito Santos Bastos, Cassia Kis Miguel Costa, Evelyn Jesus Vieira, Francilene Santos, Vábio Jesus Oliveira, Mariana Costa Souza, Jéssica Souza Ribeiro