Dados do Trabalho


Título

CARACTERIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE TOTAL DO HIDROLATO DE CANELA (Cinnamomoum verum) PARA USO COMO ADITIVO ALIMENTAR

Introdução

Óleos essenciais tem sido cada vez mais usados em alimentos devido suas propriedades antioxidantes, como alternativa a conservantes sintéticos, na busca por alimentos saudáveis, naturais e química verde, dentre eles, o de canela (Cinnamomoum verum). Sua extração é comumente feita por arraste a vapor, ou hidrodestilação, ambas gerando como resíduo aquoso o hidrolato. Neste sentido, este estudo tem por objetivo investigar a estrutura do hidrolato de canela e avaliar sua capacidade antioxidante total.

Material e Métodos

Foi realizada a extração do óleo essencial das folhas da canela, por hidrodestilação, e o resíduo aquoso foi separado do material botânico por filtração, e caracterizado por Ressonância Magnética Nuclear (RMN) e Espectroscopia de Infravermelho por Transformada de Fourrier (FTIR) e determinação da capacidade antioxidante total por captura dos radicais livre 1,1-difenil-2-picrilhidrazil (DPPH) e 2,2´-azinobis(3-etilbenzotiazolina-6-ácido sulfônico) (ABTS), e poder antioxidante de redução do ferro (FRAP).

Resultados e Discussão

Os espectros de RMN foram obtidos após extração em clorofórmio e partição, onde é indicado na faixa de 9,75 ppm o sinal característico de hidrogênio de aldeído, enquanto na faixa de 6,56 – 8,20 ppm tem-se os sinais de hidrogênios ligados aos anéis aromáticos e à carbonila, e entre 0,83 – 4,0 ppm os sinais de alifáticos α e β substituídos. O espectro de infravermelho foi obtido por FTIR-ATR, na faixa espectral de 400-4000 cm−1, e aponta a presença de hidroxilas intermoleculares em 3311,65 cm-1, e da carbonila em 1633,64 cm-1, condizentes com resultados obtidos por RMN de 1H. A capacidade antioxidante foi determinada com base nas curvas padrões de Trolox, os resultados expressos em porcentagem de inibição e µM Trolox (TE)/g. O hidrolato de canela apresentou CI50 = 914,53 µmol/TE e 80,58% de inibição para o radical DPPH, e CI50 = 1499 µmol/TE e 62,54% de inibição para o radical ABTS. Em relação ao FRAP, o hidrolato apresentou uma concentração de 983,85 µmol/TE.

Conclusão

Os valores de inibição e concentração se apresentam elevados quando comparados a valores da literatura, tanto para extratos de diferentes solventes quanto para o óleo de canela, e por ser um resíduo, seu uso adequa-se à química verde, garantindo sustentabilidade na cadeia produtiva, reduzindo descartes no meio ambiente.

Área

Química, bioquímica e físico-química de alimentos

Instituições

Universidade Federal do Pará - Pará - Brasil

Autores

Lucas Antonio Duarte Ribeiro, Isis Gomes Campos, Fabrício Ribeiro Pinheiro, Lindalva Maria de Meneses Costa Ferreira, Roseane Maria Ribeiro-Costa, José Otávio Carréra Silva-Júnior, Michelle Rossana Ferreira Vaz, Davi do Socorro Barros Brasil, José de Arimatéia Rodrigues Rego