Dados do Trabalho


Título

IMPACTO DA BROCA-DO-CAFÉ (Hypothenemus hampei) NA QUALIDADE SENSORIAL DE CAFÉS ESPECIAIS

Introdução

O Hypothenemus hampei, praga recorrente nos grãos de café, pode prejudicar a qualidade sensorial e sanitária e o valor econômico deste produto, se contrapondo ao interesse crescente do consumidor por beber cafés de melhor qualidade. O objetivo, portanto, foi avaliar o impacto dos grãos brocados sobre a qualidade sensorial do café especial.

Material e Métodos

Os grãos brocados de uma saca de 60kg de Catuaí amarelo IAC62 proveniente da Denominação de Origem Mantiqueira de Minas, safra 2022/2023, foram catados, separados em limpos, rendados e sujos, e empregados para montar os tratamentos (controle - sem grãos brocados, defeitos brocados tolerados pela SCA - Specialty Coffee Association, 7, 20 e 100% de grãos brocados). A tolerância da SCA é nenhum defeito de grão brocado severo e máximo 5 defeitos de grão brocado leve, equivalente a 5 e 50 grãos, respectivamente. As bebidas foram preparadas e provadas por quatro especialistas seguindo o protocolo da SCA.

Resultados e Discussão

A pontuação média da bebida foi 81,75 - SCA; 81,38 - Controle; 81,13 - 7% broca; 80,50 - 20% broca; 78,13 - 100% broca, que diferiu significativamente das demais com 95% de confiança e perdeu o enquadramento de café especial.

Conclusão

Constatou-se que o catuaí amarelo atendeu aos critérios de classificação física para café especial e o limite de defeitos de brocados tolerados pela SCA preserva a qualidade sensorial da bebida. As outras amostras perderam qualidade nos níveis crescentes de grãos brocados comparadas ao controle. Fungos presentes nos grãos brocados sujos e fezes do besouro, confirmados com microscópio estereoscópio, estão associados aos atributos deletérios relatados pelos provadores nas amostras a partir de 7% de brocados. Nuvens de Palavras demonstram que os provadores foram capazes de perceber os atributos originais e característicos do café da Mantiqueira de Minas em todas as amostras, como sabor doce, acidez cítrica, caramelo, bom corpo e frutado, bem como relataram os termos sujo, áspero, pouco corpo, descansado, obscuro e envelhecido notados nas bebida a partir de 7% de grãos brocados. A qualidade sensorial é pouco afetada para café especial contendo grãos com danos provocados pela broca-do-café até o limite de tolerância estabelecido pela SCA.

Área

Ciências Sensoriais e perfil do Consumidor

Instituições

IFSULDEMINAS - Campus Carmo de Minas - Minas Gerais - Brasil, Universidade Federal de Lavras - Minas Gerais - Brasil

Autores

Lílian Vanessa Silva, Luisa Pereira Figueiredo, Pamella Fernandes Oliveira Barbosa, Rafael de Oliveira Faria