Dados do Trabalho


Título

ACEITAÇÃO SENSORIAL DE UM NÉCTAR MISTO DE JACA E ACEROLA

Introdução

O segmento de bebidas prontas para beber à base de frutas é amplamente apreciado em todo o mundo, não apenas pelo seu sabor refrescante e atrativo, mas também por serem fontes naturais de nutrientes. A indústria de alimentos tem investido na elaboração de néctares de frutas em forma de blends, produzindo bebidas que são não apenas nutritivas, como também altamente aceitas sensorial e comercialmente. O crescente interesse dos consumidores em explorar novos sabores impulsiona a popularidade das frutas exóticas como ingredientes essenciais na formulação de bebidas. No entanto, há uma significativa carência de estudos que explorem as características sensoriais desses produtos. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi avaliar a aceitação sensorial e a intenção de compra de um néctar misto à base de jaca e acerola, visando incorporar no mercado uma nova bebida.

Material e Métodos

Para a obtenção dos néctares, foram elaboradas quatro formulações com teor de polpa total de 40% e 60% de água, conforme as seguintes formulações: F1 = 20% de jaca com 20% de acerola; F2 = 25% de jaca com 15% de acerola; F3 = 30% de jaca com 10% de acerola; e F4 = 35% de jaca com 5% de acerola. A avaliação sensorial foi realizada com 79 provadores não treinados, utilizando o teste de ordenação de preferência. Após obter a amostra preferida (F1), ela foi reprocessada e submetida ao teste de aceitação, utilizando uma escala hedônica estruturada de 1 a 9 pontos, onde 1 significa desgostei muitíssimo e 9 gostei muitíssimo, avaliando os parâmetros cor, aroma, sabor, textura e impressão global, além da intenção de compra.

Resultados e Discussão

Os resultados obtidos foram: 7,8; 7,7; 8,2; e 8,1 para os atributos cor, aroma, sabor e impressão global, respectivamente. A intenção de compra apresentou valores expressivos, dado que 82% dos avaliadores responderam que certamente comprariam (42,3%) e provavelmente comprariam (39,7%) o produto.

Conclusão

Portanto, a análise sensorial mostrou que a bebida foi bem aceita pelos avaliadores, mostrando ser um produto inovador e com elevada chance de comercialização, valorizando e agregando valor ao produto regional.

Área

Alimentos funcionais e nutrição

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA - Bahia - Brasil

Autores

JADE OLIVEIRA RAMOS SOUZA, ANTÔNIO AUGUSTO OLIVEIRA FONSECA, SÍLVIA PATRÍCIA BARRETO SANTANA