Dados do Trabalho
Título
EDUCAÇÃO E ROTULAGEM NUTRICIONAL: UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Introdução
Atualmente, há uma demanda crescente por refeições rápidas. Este comportamento tem levado ao consumo predominante de alimentos industrializados, como salgadinhos, refrigerantes e doces. Tais hábitos de consumo a longo prazo acarretam problemas a saúde. Além disso, muitas pessoas que consomem alimentos industrializados não têm conhecimento da composição destes alimentos. Desta forma, a rotulagem nutricional é a ligação entre a indústria e o consumidor. No rotulo está descrito todas as informações necessárias acerca do alimento embalado, ainda assim muitos dos consumidores não se atentam a essas importantes informações. Assim, este trabalho teve como objetivo avaliar como os alunos do ensino médio dos Colégios Estaduais Bento Mossurunga e Padre Manuel de Nobrega, ambos no município de Umuarama-Pr, leem e entendem as informações presentes nos rótulos nutricionais dos alimentos, seguindo a nova legislação de rotulagem nutricional.
Material e Métodos
Como metodologia, foi utilizado um estudo transversal com 120 alunos do ensino médio, por meio de um questionário contendo questões sobre conhecimento, hábito de leitura e entendimento dos rótulos dos alimentos. As questões foram formuladas de acordo com a legislação de rotulagem nutricional em vigor, publicada em 2020.
Resultados e Discussão
Os resultados da pesquisa indicaram que os jovens conhecem (72,88%) e sabem da importância do rótulo alimentar (100%), porém ainda assim, não possuem o habito de ler os rótulos com frequência o que pode estar ligado ao fato de entenderem parcialmente as informações do rótulo (72,50%). Contudo, demonstraram estarem cientes do termos da nova rotulagem (77%) e sua importância, além de mostrarem interesse em receber mais informações sobre conceitos da rotulagem, abrindo espaço para ações educacionais futuras.
Conclusão
Portanto, foi possível verificar que ainda é preciso ações que ajudem a transmitir esse conhecimento, conscientizando a população para hábitos alimentares mais saudáveis.
Área
Alimentos funcionais e nutrição
Instituições
Universidade Estadual de Maringá - Paraná - Brasil
Autores
Emerson Felippe Fernandes de COUTO, Marsilvio Lima de MORAES DE FILHO, Denise Silva de Aquino, Juliana SCANAVACCA