Dados do Trabalho


Título

UTILIZAÇÃO DE SOLVENTES EUTÉTICOS PROFUNDOS PARA EXTRAÇÃO DE COMPOSTOS BIOATIVOS

Introdução

A maioria dos solventes orgânicos convencionais são tóxicos e oferecem altos riscos à saúde humana. Nesse contexto, solventes verdes, como os solventes eutéticos profundos (ou DES, do inglês Deep Eutectic Solvents), vêm sendo desenvolvidos como um promissor solvente ecologicamente correto, capaz de substituir os orgânicos, principalmente na extração e purificação de biomoléculas. A extração de compostos fenólicos de plantas tem despertado interesse científico devido às suas propriedades bioativas. Assim, o objetivo deste trabalho foi estudar um método eficiente e ecologicamente correto para extrair compostos bioativos da polpa do fruto da palmeira juçara (Euterpe Edulis Mart.).

Material e Métodos

Realizou-se o processo de extração na condição de 50ºC durante 60 minutos, empregando solventes eutéticos profundos (cloreto de colina + ácido acético, cloreto de colina + ácido cítrico, cloreto de colina + ácido málico, cloreto de colina + ácido lático, cloreto de colina + ácido tartárico, cloreto de colina + glicose e cloreto de colina + glicerol), juntamente com a tecnologia assistida por ultrassom. Foi utilizado como avaliação a quantificação dos compostos fenólicos totais (CFT), antocianinas e a capacidade antioxidante, através dos métodos de DPPH, ABTS e FRAP.

Resultados e Discussão

Os extratos apresentaram altas concentrações de CFT, variando entre 5950,85 ± 648,23 (cloreto de colina + ácido lático) a 4773,93 ± 521,44 mg EAG/ 100g (cloreto de colina + ácido cítrico). Com relação as antocianinas, as concentrações variaram de 101,61 ± 16,02 (cloreto de colina + ácido acético) a 11,68 ± 0,69 mg cianidina-3-glicosídeo/ 100g (cloreto de colina + ácido tartárico). Na atividade antioxidante, as quantificações variaram de 74,52 ± 3,53 (cloreto de colina + glicose) a 32,50 ± 10,01 % eficiência do sequestro (cloreto de colina + ácido tartárico) para o DPPH, 23,38 ± 1,81 (cloreto de colina + glicerol) a 1,43 ± 0,26 m mol TE/100g (cloreto de colina + glicose) para o ABTS e 18,26 ± 0,07 (cloreto de colina + glicose) a 13,60 ± 0,34 m mol TE/100g (cloreto de colina + glicerol) para o FRAP.

Conclusão

Dessa forma, conclui-se que, os solventes eutéticos profundos são solventes eficientes e promissores na extração dos compostos bioativos para a polpa do fruto da palmeira juçara.

Área

Processos e tecnologias emergentes

Instituições

UEM - Paraná - Brasil

Autores

ANA PAULA STAFUSSA, GRASIELE SCARAMAL MADRONA