Dados do Trabalho


Título

CARACTERIZAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE IOGURTE PROBIÓTICO E FORTIFICADOS COM ESPIRULINA E PRÓPOLIS

Introdução

O crescente interesse por alimentos funcionais tem impulsionado a pesquisa de ingredientes naturais que possam melhorar as propriedades nutricionais e funcionais de alimentos, como, por exemplo, o iogurte, reconhecido por seus efeitos benéficos ao organismo. Este estudo investigou os efeitos da adição da microalga Spirulina platensis e própolis em iogurtes sobre sua composição microbiológica e a viabilidade do probiótico Lactobacillus casei Shirota durante 21 dias sob refrigeração.

Material e Métodos

Foram desenvolvidas quatro formulações: F1 (controle), F2 (com própolis), F3 (com espirulina) e F4 (com própolis e espirulina). As amostras foram analisadas em intervalos de sete dias, durante 21 dias (T0, T7, T14 e T21) de armazenamento a 4ºC. A inocuidade dos iogurtes foi observada por meio da análise de coliformes totais, E. coli, bolores e leveduras e presença de Salmonella. Também foi observada a viabilidade do probiótico L. casei Shirota ao longo do período de armazenamento.

Resultados e Discussão

Todas as formulações se mantiveram dentro dos limites regulatórios para iogurtes durante os 21 dias de armazenamento. Em relação à viabilidade do probiótico L. casei Shirota, houve aumento de um ciclo logarítmico no 7º dia de armazenamento, se mantendo até o 21º dia (ao redor de log 9,50 UFC/mL). Não houve diferença no crescimento do probiótico em todas as formulações durante o período de armazenamento, com exceção do intervalo T7, com a amostra controle diferindo (p>0,05) das demais amostras tratadas, com maior crescimento.

Conclusão

Assim, verifica-se que a inclusão da própolis e S. platensis não comprometem a viabilidade do probiótico L. casei Shirota em iogurtes. A adição da espirulina melhora as características nutricionais do iogurte por ser rica em proteína, antioxidantes e minerais, enquanto a própolis atua como um conservante natural. Este estudo também reforça a viabilidade em se produzir iogurtes probióticos fortificados com ingredientes funcionais como espirulina, visando a oferta de uma alimentação mais saudável e variada, sem adição de conservantes sintéticos.

Área

Alimentos funcionais e nutrição

Autores

Clarita Silveira Reis, Milena Gabriel Ribeiro, Marcia Araújo Jesus, Jailma Conceição Santos , Mile Ane Larissa Muricy, Norma Suely Evangelista-Barreto