Dados do Trabalho


Título

HÁBITO DE LEITURA DOS RÓTULOS DE ALIMENTOS, FATORES DETERMINANTES E INFLUENCIADORES NA COMPRA DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL

Introdução

AA rotulagem vai além de tornar a embalagem “amigável” ou de fixar uma marca na mente do consumidor, ela objetiva entregar ao consumidor informações necessárias para a aquisição do produto de forma segura. Identificar o hábito de leitura de rótulos de produtos alimentícios, os fatores determinantes e influenciadors de compra de produtos de origem animal.

Material e Métodos

Trata- se de um estudo transversal, aplicado a 70 consumidores em dois supermercados localizados na cidade de Santarém/PA. Foi aplicado um questionário auto respondido que abordou variáveis socioeconômicas e hábitos de compra. Os dados foram analisados utilizando-se os programas Excel 2013 e EPI-Info (versão 7.2.2.16), considerando o nível de significância de 5%. A pesquisa respeitou princípios éticos, bem como obteve anuência dos participantes.

Resultados e Discussão

Verificou-se que 60% dos consumidores não leem os rótulos alimentícios e somente 40% consultam rótulos no ato da compra. 68,6% dos consumidores afirmam buscar informações na internet sobre alimentação. Para 51,4% dos indivíduos, o principal fator de escolha na compra dos alimentos é o preço, apenas 21,4% levam em conta aspectos relacionados à segurança alimentar, como higiene do local e aparência do alimento, ao comprar produtos de origem animal. Quanto aos fatores influenciadores, 40% dos entrevistados relataram o sabor como sendo o principal influenciador de compra, seguido da facilidade do preparo 22,9%. Apenas 21,4% afirmaram que questões relacionadas a saúde influenciam em suas escolhas. As informações contidas nos rótulos são fundamentais para orientar os consumidores na compra dos produtos higienicamente seguros e nutricionalmente adequados para cada finalidade, além de prevenir muitas enfermidades. Ler e entender os rótulos são de suma importância para a promoção e manutenção da saúde da população. Entende-se que as maiorias dos consumidores não se atentam para as informações contidas nos rótulos. Os leem é devido alguns problemas de saúde aos quais são orientadas por profissionais e por isso a atenção maior nas escolhas de um produto de origem animal. Nessa perspectiva, vislumbra-se a oportunidade de educação alimentar em saúde com o foco na conscientização dos consumidores quanto a importância da leitura dos rótulos de alimentos de origem animal e de como compreendê-las.

Conclusão

As informações contidas nos rótulos são fundamentais para orientar os consumidores na compra dos produtos higienicamente seguros e nutricionalmente adequados para cada finalidade, além de prevenir muitas enfermidades. Portanto, ler e entender os rótulos são de suma importância para a promoção e manutenção da saúde de toda a população. Entende-se que as maiorias dos consumidores não se atentam para as informações contidas nos rótulos. Dentre a minoria estão os que leem devido a problemas de saúde as quais são orientadas por profissionais e por isso a atenção maior nas escolhas de um produto de origem animal. Nessa perspectiva, vislumbra-se a oportunidade de educação alimentar em saúde com o foco na conscientização dos consumidores quanto a importância da leitura dos rótulos de alimentos de origem animal e de como compreendê-las.

Área

Ciências Sensoriais e perfil do Consumidor

Instituições

7°CRS/SESPA - Pará - Brasil, UNAMA/SANTARÉM - Pará - Brasil

Autores

AMANDA FERNANDES PEREIRA, JAKELMA CASTRO, IANE GUIMARÃES