Dados do Trabalho


Título

Valorizando o subproduto de Araticum (Annona crassiflora Mart.): otimização da extração de compostos fenólicos

Introdução

O Araticum, fruta endêmica do Cerrado brasileiro, tem como principal característica uma polpa adocicada comumente consumida na forma de doces. Aproximadamente 46% do seu peso é proveniente da casca e semente, resíduos que são fonte de compostos fenólicos (CF). O objetivo desse trabalho foi otimizar as condições de extração de CF do subproduto do araticum, utilizando como variáveis independentes a temperatura (X1), e a concentração de etanol (X2,) e variável dependente o teor de compostos fenólicos totais (CFT) mensurado pelo método Folin-Ciocalteu.

Material e Métodos

As extrações foram realizadas, em triplicata, na proporção 1:10 (m/v) variando X1 (25, 32, 50, 68 e 75 °C) e X2, (0; 14,4; 49,5, 84,6 e 99%). O tempo de extração foi de 90 min em banho maria com agitação a 80 rpm. Em seguida, a mistura foi centrifugada a 7830 rpm por 30 min a 4°C e filtrada. A análise foi realizada em quadruplicada com a construção de uma curva padrão de ácido gálico e os resultados expressos em mg EAG/mL. Os resultados foram submetidos ao cálculo dos coeficientes de regressão, usando o ajuste a um modelo polinomial de segunda ordem e uma superfície de resposta.

Resultados e Discussão

Os resultados demonstraram que a temperatura (X1) não influenciou significativamente (p>0,05) a extração de compostos fenólicos totais, tanto os coeficientes lineares quanto os quadráticos, assim como a interação entre as variáveis independentes. Porém, o contrário foi observado para a concentração de etanol (X2). A superfície de resposta gerada mostra que os maiores teores de CF estão em uma faixa de 40–60% de etanol. R2 e o R2 ajustado foram superiores a 0,8 e a diferença entre eles é menor que 0,1.

Conclusão

Sabemos que a extração dos CF pode ser impactada por vários fatores como: temperatura, estrutura molecular, solventes, matriz vegetal, tipo de extração, proporção matriz:solvente e polaridade entre os próprios CF. Neste estudo destacamos a influência significativa da concentração de etanol na extração dos CF do subproduto do araticum. Além disso, os resultados indicam o potencial do subproduto de araticum como fonte de compostos fenólicos para diversas aplicações, promovendo sustentabilidade e agregando valor econômico.

Área

Química, bioquímica e físico-química de alimentos

Autores

Fellipe Lopes de Oliveira, Maressa Caldeira Morzelle, Katia Sivieri