Dados do Trabalho
Título
RELATO DE EXPERIÊNCIA: O DESENVOLVIMENTO DE UM PRODUTO E SUA ROTULAGEM NUTRICIONAL
Introdução
A busca pela praticidade e a ampla variedade de produtos industrializados aumentam a preocupação dos profissionais de saúde com a composição dos alimentos e a rotulagem coerente, essenciais para prevenir diversas doenças. Este trabalho buscou ampliar o conhecimento sobre a composição de alimentos e a rotulagem nutricional. Diante disso, o estudo propôs elaborar um rótulo completo para a marca fictícia "PannaNossa", uma interpretação da tradicional Panna cotta italiana.
Material e Métodos
A parte prática envolveu a reformulação da receita e a criação da embalagem, enquanto a abordagem teórica compreendeu o estudo da composição de alimentos e da rotulagem. Para verificar a conformidade produto elaborado, foi realizada uma análise crítica comparando a formulação original com a feita na PannaNossa.
Resultados e Discussão
A nova formulação substituiu o leite integral por desnatado, adicionou iogurte desnatado e optou pelo eritritol em vez do açúcar refinado. Da receita tradicional, manteve-se a essência de baunilha, o creme de leite e a gelatina. Os resultados do trabalho foram satisfatórios, pois foi possível recriar a receita com uma composição que pode facilmente se encaixar em um plano alimentar, uma apresentação agradável e convidativa, e ainda teve o rótulo projetado para cumprir todas as normativas exigidas, incluindo a RDC nº 429/2020 e a Instrução Normativa nº 75/2020 da ANVISA. Essas normas garantem que as informações nutricionais, como os valores de açúcares, gorduras saturadas e sódio, sejam claramente destacadas com selos de lupa. Contudo, a receita foi idealizada para evitar ultrapassar os limites que exigem o uso de tal selo na rotulagem frontal. Cada porção de 100g da PannaNossa conteve 91 kcal, 21g de carboidratos, 2.5g de proteína e 5.0g de gorduras totais, sendo 3.8g de gorduras saturadas e 30mg de sódio. Acrescenta-se que o rótulo detalhou os ingredientes em ordem de predominância, demonstrou as informações alergênicas e as orientações de conservação.
Conclusão
Portanto, conclui-se que este trabalho proporcionou valiosos aprendizados para os estudantes, visto que envolveu o estudo detalhado sobre a composição dos alimentos e as leis de rotulagem. Essa experiência não só ampliou a compreensão sobre os componentes nutricionais e regulamentações, mas também estimulou a criatividade e o pensamento crítico.
Área
Alimentos funcionais e nutrição
Autores
CLARICE MORAES MEDEIROS, Karla Siqueira Lottermann