Dados do Trabalho


Título

INFLUÊNCIA DE LINHAGENS PATERNAS DUROC, HÍBRIDO E PIETRAIN NA QUALIDADE DA CARNE SUÍNA

Introdução

A carne suína é uma importante fonte de proteína animal e está entre as carnes mais consumidas no mundo. Uma estratégia eficaz nos programas genéticos para aprimorar características desejáveis na prole é a introdução de diversidade genética através de sistemas de cruzamento, a qual pode influenciar as propriedades organolépticas da carne. Desta forma, o principal objetivo deste estudo foi comparar dados de qualidade da carne, especialmente pH e cor, de suínos de diferentes linhagens genéticas.

Material e Métodos

Um total de 600 suínos foi utilizado para este experimento, representando três linhagens paternas: Duroc, Pietrain e Híbrido (50% Duroc e 50% Pietrain). Ao todo, 117 animais foram selecionados aleatoriamente, sendo linhagem materna, DanBred Hybrid (DB90), mesma para todos os pais. O abate ocorreu aos 169 dias e as meias carcaças esquerdas foram usadas para avaliar as características de qualidade da carne no músculo Longissimus lumborum (LL). A cor (L*, a* e b*) do músculo LL foi avaliada usando um colorímetro Konica Minolta, e o pH final foi medido usando um medidor de pH digital, após refrigeração. Para análise estatístico foi utilizada análise de variância (ANOVA) com linha paterna terminal e idade de abate como efeito fixo e covariável, respectivamente, seguida pelo teste de Tukey. Todas as análises estatísticas foram realizadas usando o programa R, e a significância foi avaliada em p-valor ≤ 0,05.

Resultados e Discussão

Neste estudo, não houve diferença significativa (p > 0,05) no pH e na cor entre os grupos de linhagem paterna terminal, mas houve uma tendência para a diferença no parâmetro de cor b* (p < 0,10). Os suínos Duroc apresentaram valores superiores de b* e L* quando comparados aos animais Pietrain e Híbrido.

Conclusão

A leve diferença de cor entre as carnes pode influenciar a decisão de compra do consumidor. Esses resultados corroboram pesquisas anteriores sobre os benefícios do cruzamento de suínos na melhoria da qualidade da carne. Em conclusão, o uso de diferentes linhagens de suínos de terminação para cruzamento neste estudo não mostrou diferenças significativas em relação aos parâmetros de cor e pH final da qualidade da carne.

Área

Química, bioquímica e físico-química de alimentos

Autores

Julia Dezen Gomes, Bruna Pereira Martins da Silva, Stefano Francisco Pereira Duarte, Soraia Viana Ferreira, Laura Woigt Pian, Fernanda Nery Ciconello, Aline Silva Mello Cesar