Dados do Trabalho


Título

Propriedades Físico-Químicas da Pimenta Cumari-do-Pará: uma comparação com outras variedades de Capsicum

Introdução

A pimenta cumari-do-pará (Capsicum chinense Jacq) foi inicialmente propagada por regiões especificas da América do Sul. O objetivo desta pesquisa foi caracterizar fisico-quimicamente a pimenta cumari-do-pará em pó e comparar a sua composição centesimal com outras variedades de pimenta do gênero Capsicum spp. Devido ao seu amplo consumo no estado do Pará e às diversas aplicações na culinária paraense, a transformação da pimenta em pó é uma forma eficaz de aumentar sua conservação, especialmente durante os períodos de sazonalidade.

Material e Métodos

A pesquisa foi realizada com a pimenta desidratada e transformada em pó, coletada na cidade de Belém-PA e em propriedades rurais de agricultores locais. Foram realizadas as seguintes análises físico-químicas: umidade, cinzas, açúcares totais, proteínas totais, gorduras totais e fibras totais, seguindo a metodologia descrita pela AOAC, 1997.

Resultados e Discussão

Os carboidratos totais foram quantificados por diferença. Os resultados mostraram 10,85% de umidade, 0,68% de cinzas, 11% de açúcares totais, 19,5% de gorduras totais, 13,06% de proteínas, 31,61% de fibras alimentares e 24,57% de carboidratos.

Conclusão

Esses dados fornecem uma base importante para a utilização da pimenta cumari-do-pará em diversas aplicações culinárias e industriais, destacando seu valor nutritivo e potencial de conservação.

Área

Química, bioquímica e físico-química de alimentos

Autores

Yasmin Silva dos Reis Ribeiro, DAYSE ESTEFANY MOREIRA DA SILVA, EMILLY EMANUELLE BARROS ROCHA, EDUARDA MONTEIRO MARTINS, ANA PAULA MAFRA SOUSA, DANIELA QUEIROZ LEITE