Dados do Trabalho


Título

Produção de Zophobas morio (tenébrio gigante) utilizando resíduos agroindustriais como fonte nutricional sustentável

Introdução

O crescimento exponencial da população mundial, a longo prazo, poderá se refletir na escassez de alimentos. O consumo de insetos é uma opção (já comum em alguns países e culturas) como fonte alternativa alimentar. A combinação de características como o elevado valor nutricional, menor impacto ambiental para criação e os baixos custos de produção permite a obtenção de fonte de proteína animal de forma sustentável.

Material e Métodos

Sendo assim, com o intuito de intensificar as pesquisas, o objetivo deste projeto é avaliar a produção sustentável de larvas de Zophobas morio a partir do uso de resíduos agroindustriais. Na avaliação, foram utilizadas larvas adquiridas de um produtor local, com tamanho entre 1 e 2 cm (0,05 e 0,09 g). As larvas foram divididas em três grupos com 4 repetições de 150 larvas cada (3x4x150) e foram criadas durante 45 dias em caixas plásticas lisas, a uma temperatura média de 26±1 °C, umidade relativa do ar de 51±4% e fotoperíodo de 12L:12E. Como fonte de umidade, foi colocada gaze umedecida em placa de Petri. Os grupos foram alimentados, respectivamente, com 100% de resíduos de uva pós-processo de vinificação (Uva) e 100% de batata (Bat). Foram avaliadas a taxa de mortalidade (TM), eficiência de conversão alimentar (ECA) e taxa de conversão alimentar (TCA). Os resultados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas no programa R.

Resultados e Discussão

A TM do grupo Uva foi de 4,3% e do grupo Bat foi de 3,0%, não havendo diferença significativa entre os tratamentos. A ECA foi de 39,58% para Uva e 34,69% para Bat. A TCA foi de 2,54 para Uva e 2,89 para Bat. Observando a ECA e a TCA, o resíduo de Uva apresentou uma melhora de 4,89% em relação à eficiência de conversão alimentar, e a taxa de conversão alimentar melhorou 12% em comparação com os insetos alimentados com batata. A partir dos resultados, observa-se que a utilização de resíduos de uva pós-processo de vinificação na produção das larvas de Zophobas morio se apresenta como uma alternativa viável, mas ainda outros fatores têm que ser avaliados para melhor entendimento dos resultados obtidos até o momento.

Conclusão

Observando a ICA e a TCA, o resíduo de Uva apresentou melhora de 4,89% em relação eficiência de conversão alimentar, e a taxa de conversão alimentar aumentou 12% em comparação com os insetos alimentados com batata. A partir dos resultados, observa-se que a utilização de resíduos de uva pós-processo de vinificação na produção das larvas de Zophobas morio se apresenta como uma alternativa viável, mas ainda outros fatores tem que ser avaliados para melhor entendimento dos resultados até o momento obtidos.

Área

Alimentos não convencionais: fontes alternativas

Autores

Kodjovi Ayena, Renata Quartieri Nascimento, Marcelo Andres Umsza Guez, Carolina Oliveira de Souza