Dados do Trabalho


Título

ESTUDO DO POTENCIAL ANTIBACTERIANO DE FILMES POLIMÉRICOS À BASE DE PVA INCORPORADOS COM NANOPARTÍCULAS DE PRATA

Introdução

Na indústria de embalagens alimentícias tem-se observado um aumento no interesse pela investigação e implementação de materiais sustentáveis e ativos que visam prolongar a vida de prateleira dos produtos alimentícios, além de minimizar os impactos causados ao meio ambiente pelas embalagens atualmente utilizadas. O desenvolvimento de filmes biodegradáveis incorporados com nanopartículas de prata surge como uma solução viável para o desenvolvimento destes materiais. Dentro desse contexto, esse estudo teve como objetivo incorporar nanoprata a filmes poliméricos à base de poli (vinil álcool) (PVA) e avaliar a atividade antimicrobiana dos mesmos.

Material e Métodos

A nanoprata foi sintetizada empregando amido de trigo, borohidreto de sódio e o reagente nitrato de prata como agente precursor. Ao final, obteve-se uma solução de concentração 0,538 mg.mL-¹ de nanoprata. Os filmes foram elaborados pelo método de casting utilizando PVA como base polimérica. Após o preparo da solução filmogênica, a solução contendo nanopartículas de prata foi incorporada em diferentes volumes (10; 12,5 e 15 mL). O glicerol foi utilizado como agente plastificante. Alguns tratamentos foram também incorporados com extrato de própolis vermelha. Para a análise microbiológica os filmes foram recortados e inseridos em placas de fundo U contendo cepas bacterianas, as cepas utilizadas foram: Escherichia coli (ATCC 35212), Salmonella spp. (CBAM 0015) e Staphylococcus aureus (ATCC 29913). Foram conduzidos dois ensaios distintos: o ensaio de inibição e o ensaio de atividade bactericida.

Resultados e Discussão

Em todos os filmes incorporados com nanoprata, houve inibição do crescimento bacteriano para todas as cepas. Entretanto, não houve atividade bactericida para nenhum filme utilizado na análise.

Conclusão

Com base nos resultados obtidos, conclui-se que os filmes de PVA com adição de nanopartículas de prata demonstram atividade antibacteriana, sendo um material promissor para a indústria de alimentos, não apenas para prolongar a vida útil dos produtos, mas também garantir a segurança alimentar.

Área

Aspectos regulatórios e inovações em embalagens de alimentos

Instituições

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Bahia - Brasil

Autores

Esaul Lucas Oliveira, Jéssica Santos Oliveira, Jéssica Brito Santos Ferraz, Vanessa Lopes Santos, Carolina da Silva Ponciano, Sara Moreno Pereira Lacerda, Yane Neves Valadares, Gabriela Gava Sonai, Simone Andrade Gualberto, Cristiane Patrícia Oliveira