Dados do Trabalho


Título

ESTUDO DA BIODEGRADABILIDADE DE FILMES À BASE DE ÁLCOOL POLIVINÍLICO (PVA), CARBOXIMETILCELULOSE (CMC) E PVA/CMC EM DIFERENTES TIPOS DE SOLO

Introdução

O constante uso de embalagens alimentícias produzidas a partir de materiais derivados do petróleo, está suscitando preocupações devido ao seu acúmulo e à poluição nos ecossistemas terrestres e aquáticos. Nesse contexto, a busca por um material biodegradável e menos nocivo ao meio ambiente representa um desafio significativo a ser enfrentado. O poli (vinil álcool) (PVA) e a carboximetilcelulose (CMC) tem despertado interesse para confecção de materiais devido seus altos teores de biodegradação, fácil incorporação com aditivos e capacidade de formar filmes. Desde modo, o presente estudo teve como objetivo desenvolver e avaliar a biodegradabilidade de filmes à base de PVA, CMC e blenda PVA+CMC, em diferentes tipos de solo (arenoso, argiloso e solo orgânico composto por microrganismos e esterco animal).

Material e Métodos

Os filmes foram desenvolvidos pelo método de casting utilizando PVA e CMC nas concentrações 10% e 1%, a blenda foi desenvolvida utilizando PVA/CMC na proporção 1,3:1. O glicerol foi empregado como plastificante. Foram analisadas as umidades gravimétricas dos solos, a solubilidade em água e a biodegradação dos filmes por um período de 15 dias.

Resultados e Discussão

. O solo argiloso apresentou a maior taxa de umidade (27,14% ±0,39), seguido pelo orgânico (15,37% ±0,25) e, por último, o arenoso (4,69% ±0,32). A solubilidade em água dos três tipos de filmes foi completa após 24 horas de ensaio. Para o parâmetro de biodegradabilidade os filmes de CMC biodegradaram completamente em todos os solos com cinco dias de ensaio. Aos 15 dias de ensaio, os filmes compostos por PVA e PVA/CMC biodegradaram nos solos argiloso e orgânico, entretanto, no solo arenoso não. Os resultados indicam que a solubilidade dos filmes ajuda no seu processo de biodegradação. Além disso a taxa de umidade do solo e a presença de matéria orgânica interferiram no processo de biodegradação.

Conclusão

Desta forma podemos concluir que os filmes desenvolvidos mostraram ser solúveis e biodegradáveis sendo os materiais bons candidatos para substituir os plásticos convencionais.

Área

Aspectos regulatórios e inovações em embalagens de alimentos

Instituições

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Bahia - Brasil

Autores

Esaul Lucas Oliveira, Jéssica Santos Oliveira, Vanessa Lopes Santos, Jéssica Brito Santos Ferraz, Carolina da Silva Ponciano, Sara Moreno Pereira Lacerda, Crislene Viana Silva, Simone Andrade Gualberto, Cristiane Patrícia de Oliveira