Dados do Trabalho


Título

CARACTERIZAÇÃO ESTRURUAL DE FIBRAS ALIMENTARES INSOLÚVEIS DA POLPA DE JUÁ (Ziziphus joazeiro)

Introdução

Este trabalho investiga a extração, purificação e caracterização estrutural das fibras alimentares insolúveis da polpa dos frutos de juá (Ziziphus joazeiro), uma espécie endêmica do ecossistema da Caatinga no Brasil.

Material e Métodos

As fibras insolúveis foram obtidas através de um método enzimático-gravimétrico, seguido por uma extração alcalina para solubilizar as hemiceluloses. A fração resultante foi então dividida em ZJ-IDF-KS (fração solúvel) e ZJ-IDF-KP (fração insolúvel).

Resultados e Discussão

A análise da composição monossacarídica revelou que a fração ZJ-IDF-KS consiste principalmente de arabinose (59,9%) e galactose (14,3%), com pequenas quantidades de ramnose (4,6%), xilose (6,2%), glucose (7,6%) e ácido urônico (6,9%). Seu espectro de RMN mostrou sinais correspondentes às unidades β-D-Galp, juntamente com sinais correspondentes a unidades α-D-GlcpA, β-D-Xylp α-L-Araf e β-L-Araf, indicando a presença de glucuronoxilana, arabinogalactana, arabinana. A fração ZJ-IDF-KP é principalmente composta por glucose (27,8%), arabinose (25,0%), galactose (15,5%) e xilose (24,6%), com pequenas quantidades de ramnose (1,2%), manose (5,6%) e galactose (15,5%). Para purificar esta fração, a solução de Fehling foi utilizada. Após o tratamento, a fração ZJ-IDF-KP-PF (precipitado) mostrou em seu espectro de RMN sinais característicos de um polímero constituído por unidades de (1→4)-β-D-xilose, indicando a presença de uma xilana linear. Em relação à fração ZJ-IDF-KP-SF (sobrenadante), sua composição de monossacarídeos revelou ser composta por arabinose (71,9%) e pequenas quantidades de outros açúcares. Seu espectro de RMN mostrou sinais correspondentes a unidades α-L-Araf e β-L-Araf, sendo a segunda unidade escassamente relatada na literatura.

Conclusão

Como as fibras alimentares podem apresentar diversos efeitos biológicos benéficos para a saúde humana, como prebiótico, anti-inflamatório e imunomodulador, o conhecimento de suas estruturas químicas é de extrema importância para correlação com estas atividades biológicas e seu emprego na indústria alimentícia e de nutracêuticos.

Área

Química, bioquímica e físico-química de alimentos

Instituições

Universidade Federal do Paraná - Paraná - Brasil

Autores

Amanda Pereira Da Silva, Lucimara Mach Côrtes Cordeiro