Dados do Trabalho


Título

PARÂMETROS DE COR INSTRUMENTAL DE NUGGETS DE FRANGO CRUS E COZIDOS COM ADIÇÃO DE FARINHA DE QUINOA DURANTE ARMAZENAMENTO

Introdução

Quinoa (Chenopodium quinoa) é uma alternativa para melhorar a qualidade de alimentos ultraprocessados, associados a problemas de saúde como a obesidade. Cor de produtos cárneos é uma importante característica avaliada pelos consumidores. O objetivo desse trabalho foi avaliar parâmetros de cor instrumental dos nuggets de frango crus e cozidos com adição de farinha de quinoa (FQs) em substituição à carne de frango durante o armazenamento congelado.

Material e Métodos

Foram elaboradas três formulações: Controle (0% de farinha de quinoa), FQ2.5 (2,5%) e FQ5.0 (5,0%) – avaliados nos dias 0, 30 e 60. As medições foram realizadas utilizando um Colorímetro CR-5 analisando os parâmetros de luminosidade (L*), teor de vermelho (a*) e teor de amarelo (b*).

Resultados e Discussão

Para nuggets crus, no dia 0 o tratamento FQ2.5 (75.07) obteve maior valor de L* que o Controle (71.79), enquanto FQ5.0 (73.13) não mostrou diferença significativa entre os outros tratamentos. Durante o armazenamento, o tratamento FQ5.0 foi o mais estável, não apresentando diferenças significativas para o parâmetro. Também não houve diferenças significativas para a* e b*. Com relação aos nuggets cozidos foi observado que no dia 0 não houve diferença significativa para L* entre os tratamentos. No 30º dia, o tratamento FQ2.5 apresentou valor de 75,86, superior aos tratamentos Controle e FQ5.0, que apresentaram 70,38 e 71,07, respectivamente. Enquanto no dia 60 os FQs apresentaram valores superiores ao Controle. O aumento no valor L* em FQs pode ser explicado pelo valor L* da farinha de quinoa (79,03). Em relação aos valores de a* e b*, no dia 0, os FQs não apresentaram diferenças estatísticas quando comparados ao Controle. No dia 30, os FQs apresentaram valores mais baixos em comparação ao tratamento Controle.

Conclusão

Valores de L* mais altos e de a* mais baixos são desejáveis em alimentos fritos, o que ocorre neste estudo quando os tratamentos com adição de quinoa são comparados com o controle. Dessa forma, percebe-se que nos nuggets crus o FQ5.0 obteve melhor desempenho, sendo o mais estável entre os avaliados. Já entre os cozidos, os FQs são desejáveis, contudo o FQ2.5 seria mais ideal tendo em vista o valor de L* mais alto.

Área

Alimentos não convencionais: fontes alternativas

Autores

Diane Duarte Dantas, Juliana Sant’Ana Falcão Leite, Rafael Sepúlveda Fonsêca Trevisan Passos, Brenno Guimarães Barreto, Adriel da Silva Luz, Pedro Vinicius Dantas Silva, Maurício Costa Alves da Silva, Carlos Pasqualin Cavalheiro