Dados do Trabalho


Título

IDENTIFICAÇÃO E PERFIL METABÓLICO DE FUNGO DETERIORANTE DE FRUTOS DE AVERRHOA CARAMBOLA IN VITRO E IN SITU

Introdução

A presença de fungos produtores de micotoxinas em frutas é amplamente investigada no ponto da segurança alimentar. Este estudo visou identificar fungos deteriorantes em frutos de averrhoa carambola e caracterizar seus metabólitos secundários tanto in vitro quanto in situ utilizando UHPLC-HMRS.

Material e Métodos

Foi realizado o isolamento e análise das características micro e macroscópicas do fungo no fruto carambola, do qual foi inoculado cerca de 1x1cm2 da epiderme do fruto e feita identificação do gênero, seguido microcultivo para análise microscópica e posteriormente a realização da identificação por UH`PLC.

Resultados e Discussão

O fungo encontrado foi o de gênero aspergillus que associado a análise no uhpl sugerem aspergillus fumigatus. A identificação molecular foi pra confirmação do fungo entre os metabólitos secundários detectados, onde foram encontradas micotoxinas; fumagilina, brevianamida f e epoxifumitremorgina C, típicas do metabolismo de Aspergillus fumigatus. No resultado in situ, frutos de carambola inoculados com uma solução padronizada de conídios (10^5 conídios/ml) não apresentaram micotoxinas com a técnica empregada. Embora a identificação molecular ainda esteja em progresso, os dados obtidos até agora indicam a presença de Aspergillus fumigatus em frutos de carambola, um fungo micotoxigênico que representa risco para o consumo humano e animal. A contaminação de frutas por micotoxinas como a fumagilina é um problema crescente. É essencial conduzir pesquisas para avaliar os riscos e desenvolver estratégias para conter a contaminação de frutas por micotoxinas em frutos.

Conclusão

Embora a identificação molecular ainda esteja em progresso, os dados obtidos até agora indicam a presença de Aspergillus fumigatus em frutos de carambola, um fungo micotoxigênico que representa risco para o consumo humano e animal. A contaminação de frutas por micotoxinas como a fumagilina é um problema crescente para a saúde pública. Futuramente, é essencial conduzir mais pesquisas para avaliar os riscos potenciais e desenvolver estratégias eficazes para prevenir a contaminação de frutas por micotoxinas. Estes dados são inéditos e visam contribuir para o entendimento dos contaminantes em frutos de carambola e os possíveis riscos associados ao seu consumo.

Área

Toxicologia e microbiologia de alimentos

Autores

GABRIELLA FERREIRA SIQUEIRA, Juliana Cristina Castro, Natalia Santos Pretes , Veridiana de Almeida Flores de Oliveira, Marina Melliny Guimarães de Freitas, Anna Beatriz da Silva , Lyriel de Oliveira Santos, Giovana Frigo, Elienae da Silva Gomes, Miguel Machinski Junior