Dados do Trabalho


Título

MODIFICAÇÃO DA ESTRUTURA DA OVOALBUMINA PELA INTERAÇÃO COVALENTE COM O ÁCIDO FERÚLICO

Introdução

A modificação química da proteína ovoalbumina (OVA) com o polifenol ácido ferúlico (AF) resulta na formação de um conjugado, caracterizado por ligações covalentes irreversíveis. Essa interação tem a capacidade de modificar a estrutura secundária e terciária da ovoalbumina. O trabalho teve como objetivo analisar a influência de AF na ligação à OVA em suas alterações estruturais.

Material e Métodos

A análise estrutural do conjugado OVA-FA foi feita por SDS-PAGE, FTIR, medida de hidrofobicidade, espectroscopia UV-VIS e fluorescência.

Resultados e Discussão

O método alcalino eficientemente formou o conjugado OVA-AF, esse conjugado possui uma concentração de 107,12 mg FA /g.

Conclusão

A técnica de SDS-PAGE revelou um deslocamento da banda principal da OVA no gel, referente a massa molar de aproximadamente 45 KDa, sugerindo um aumento na massa molar devido à ligação com o AF, devido ao SDS e mercaptoetanol, utilizados na análise, quebrarem ligações não-covalentes, concluiu-se que a ligação formada foi uma ligação covalente. A espectrofotometria UV-VIS identificou um aumento na absorvância em 280 nm e um novo pico em 310 nm, indicando a presença de ligações entre a ovoalbumina e o ácido ferúlico, essas ligações também podem ser comprovadas pelo deslocamento dos picos na análise de FTIR, nas regiões correspondentes as ligações C-N e N-H. A análise de FTIR também indicou uma modificação na estrutura secundária da proteína, pois houve um deslocamento de pico em regiões associadas diretamente a estrutura secundária das proteínas, os grupos amida I,II. A técnica de espectrofotometria de fluorescência identificou uma queda na intensidade e um desvio para o vermelho após a conjugação, também foi possível observar um aumento significativo na hidrofobicidade do conjugado, indo de 19,46 ± 1,39 µg para 68.68 ± 2,07 µg após a conjugação, indicando uma exposição de sítios hidrofóbicos. Essas mudanças indicam uma alteração na estrutura terciária da proteína. Conclui-se que o conjugado formado pelo método alcalino alterou a estrutura da ovoalbumina, modificando a forma com que as cadeias polipeptídicas se arranjam localmente, o que altera sua estrutura secundária e tridimensionalmente, que altera sua estrutura terciária.

Área

Química, bioquímica e físico-química de alimentos

Instituições

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Bruno Sérgio Toledo Barbosa, Edwin Elard Garcia-Rojas