Dados do Trabalho


Título

PARÂMETROS DE COR, pH E ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE NANOPARTÍCULAS DE ÓLEO DE PALMA BRUTO HÍBRIDO UNAUÉ HIE OxG COM FARINHA DE SEMENTE DE JACA COMO ENCAPSULANTE

Introdução

O óleo de palma bruto híbrido Unaué HIE OxG (OPBH) possui alto teor de carotenóides, ácido oleico, tocoferóis e tocotrienóis e o seu nanoencapsulamento protege contra a oxidação, além de promover a liberação controlada de compostos bioativos. A farinha de semente de jaca (FSJ) possui alto conteúdo de amido e fitoquímicos, destacando-se como potencial encapsulante. Objetivo deste estudo foi avaliar os atributos de cor, pH e atividade antioxidante das nanopartículas de OPBH com FSJ (NP-OPBH) e de seus constituintes na forma livre (controle), visando aplicação na indústria de alimentos.

Material e Métodos

As analises de cor (coordenadas CIELab), pH (medidor de pH) e atividade antioxidante por DPPH (1,1-difenil-2-picrilhidrazil) e ABTS●+ (3-etilbenzotiazolina-6-ácido sulfônico), ambos expressos em mM trolox/mL para NP-OPBH e mM trolox/mg para OPBH e FSJ, foram realizadas em triplicata (±desvio-padrão) e tratada estatisticamente com o software SAS®.

Resultados e Discussão

As NP-OPBH, obtidas por homogeneização, apresentaram tendência à acidez no pH (5,67 ±0,03), seguindo o comportamento do OPBH (3,23 ± 0,48) e FSJ (5,80 ± 0,02). Na avaliação de cor, os valores intermediários de L* foram, 46,08±0,16, contra 39,94 ± 0,14 para OPBH e 61,66 ± 3,21 para FSJ. O valor de a* das NP-OPBH (0,28± 0,33) indicam tendência ao vermelho, influenciado pelo OPBH (22,78 ± 0,24), em comparação à FSJ (6,70 ± 0,36). O resultado de b*(8,34 ± 0,86) indica que as nanopartículas possuem coloração amarelada, com maior contribuição do OPBH (30,63 ± 0,82), em relação à FSJ (14,00 ± 0,98). Os resultados de a* e b* foram influenciados pela carotenoides presentes no OPBH.
Os valores de DPPH (11,31± 0,58) e ABTS●+ (3,87± 0,92) encontrados para NP-OPBH refletem a alta atividade antioxidante dos carotenóides e tocoferóis, presentes no OPBH (DPPH (2,09 ± 0,74) e ABTS●+ (1,12 ± 0,11). Além disso, a FSJ possui compostos fenólicos e flavonoides que se relacionam à sua capacidade antioxidante (DPPH de 0,09 ± 0,00 e ABTS●+ de 0,21 ± 0,03). Dessa forma, os resultados indicam um grande potencial das nanopartículas para aplicação na indústria de alimentos, especialmente para o desenvolvimento de produtos clean label, devido aos aditivos alimentares naturais com propriedades de corante em amarelo e antioxidantes.

Conclusão

Dessa forma, os resultados indicam um grande potencial das nanopartículas para aplicação na indústria de alimentos, especialmente para o desenvolvimento de produtos clean label, devido aos aditivos alimentares naturais com propriedades de corante amarelo e antioxidantes.

Área

Processos e tecnologias emergentes

Autores

Tainara Santos Oliveira , Maycon Araujo da Silva , Nicolly Oliveira Cruz, Juan Messias Souza Santos , Fabiane do Espirito Santo de Jesus, Camila Duarte Ferreira Ribeiro