Dados do Trabalho


Título

SELEÇÃO DE MATRIZES DE CAGAITEIRA DO MUNICÍPIOS DE SETE LAGOAS - MG COM POTENCIAL BIOATIVO

Introdução

O Cerrado brasileiro, presente em diversas regiões Brasil, inclusive Minas Gerais, apresenta variedade de espécies vegetais, dentre as quais o fruto de Eugenia Dysenterica (cagaiteira), se destaca por apresentar elevados teores de compostos bioativos benéficos a saúde humana. O objetivo deste estudo foi quantificar os teores de compostos fenólicos totais (FT) e carotenoides totais (CT) dos frutos da cagaita no município de Sete Lagoas - MG afim de selecionar matrizes para possível clonagem, onde também serão consideradas outras características.

Material e Métodos

Os frutos foram colhidos de seis matrizes diferentes (A1, A2, A3, A4, A5 e A6) e transportados para o Campus da UFSJ -CSL, onde foram realizadas as análises. Para a quantificação dos FT e CT foram utilizados os métodos espectrofotométricos de Folin-Ciocalteu (ℷ=760 nm) e Rodriguez-Amaya (ℷ=450 nm) respectivamente. Foi realizada a análise de variância (ANOVA) e teste de Tukey para comparações múltiplas.

Resultados e Discussão

A árvore A6 apresentou maiores teores de CT (10173,83 µg/100g) diferindo estatisticamente das demais e a A3, apresentou o menor valor (1148,897 µg/100g). A A6 apresentou a maior média de FT (8460,033 mg EAG/100g) e a A1 apresentou a menor média (5397,7 mg EAG/100g). As demais árvores apresentaram valores intermediários semelhantes significativamente entre si.

Conclusão

Os resultados evidenciam que a A6 se destacou nos parâmetros avaliados, o que sugere que embora as árvores estejam localizadas próximas umas das outras, fatores como condições ambientais, solo e genética da planta, podem ter impactado na composição bioquímica dos seus frutos. Esses resultados, associados a outras características, como produtividade e rendimento de polpa são de grande relevância na investigação da variabilidade genética desses frutos que são comumente propagados naturalmente por sementes. Conclui-se a A6 pode ser uma matriz que apresenta parâmetros mais favoráveis, para ser selecionada para prosseguir em estudos de cultura de tecido.

Área

Química, bioquímica e físico-química de alimentos

Autores

Alexandre Gonçalves Teles, Camila Gonçalves Rodrigues, Márcia Eduarda Meira Lima, Iná Tharcelle Carvalho Silveira, Aline Cristina Arruda Gonçalves, Eduarda Marques Oliveira, Ana Paula Coelho Silva, Lanamar Almeida Carlos, José Carlos Morais Rufini, Christiano Vieira Pires