Dados do Trabalho


Título

EFEITOS DA ADIÇÃO DA PROTEÍNA DE GIRASSOL (Helianthus annuus L.) NA QUALIDADE DE FILMES BIODEGRADÁVEIS

Introdução

O crescimento populacional aumenta a demanda por proteínas de alta qualidade. Destaca-se a proteína de girassol (PG) (Helianthus annuus L.), fonte de aminoácidos essenciais, vitaminas e minerais. No intuito de explorar a aplicação da PG, este estudo avaliou os efeitos de diferentes concentrações na produção de filmes biodegradáveis.

Material e Métodos

Quatro tratamentos foram elaborados com concentrações de 2% (F2), 3% (F3), 4% (F4) de PG e uma formulação controle (FC), sem a adição de PG. As formulações foram sintetizadas com 5% de carbonato de sódio (ajuste de pH), 0,75% de sorbitol (plastificante) e após secos em estufa (28°C); então, os filmes foram caracterizados quanto à espessura, gramatura, densidade, cor objetiva, umidade, pH, sólidos solúveis totais (SST), transmitância de luz (725 nm) e teste de punctura. Os dados foram tratados por análise de variância (ANOVA) e comparação pelo Teste de Tukey (p<0,05) por delineamento inteiramente casualizado (DIC).

Resultados e Discussão

Para espessura, gramatura e densidade não houve diferenças significativas entre os valores médios dos tratamentos (p>0,05). Os parâmetros L*, a* e b* foram impactados, sendo que FC diferiu significativamente entre as demais amostras (p<0,05) com maiores valores de luminosidade e transmitância de luz, influenciada pela ausência da proteína de girassol, a qual é pigmentada durante extração. Para os SST, F2 e F3 não diferiram (p>0,05), mas diferiram das demais amostras (p<0,05). Em relação ao pH, FC diferiu das demais amostras (p<0,05) apresentando o maior valor do parâmetro. Os resultados de punctura mostraram maior resistência dos tratamentos F3 e F4, os quais não diferiram
significativamente entre si, apenas das demais amostras (p<0,05). Neste contexto, este estudo demonstra o potencial da PG, alternativa sustentável e vegana para a produção e inovação de embalagens alimentares.

Conclusão

Isso evidencia a influência do álcali sobre o ponto isoelétrico da PG, aumentando a solubilidade dos aminoácidos básicos e elevando o teor de SST. Os resultados de punctura mostraram maior resistência dos filmes com maiores concentrações de PG, com destaque para os tratamentos F3 e F4. Neste contexto, este estudo demonstra o potencial da PG, alternativa sustentável e vegana para a produção e inovação de embalagens alimentares.

Área

Aspectos regulatórios e inovações em embalagens de alimentos

Instituições

Universidade Federal de São João del-Rei - Minas Gerais - Brasil

Autores

MARIANA MARTINS BORGES, MATHEUS GONÇALVES GOMES, MATHEUS HENRIQUE MARIZ DE AVELAR, CHRISTIANO VIEIRA PIRES, WASHINGTON AZEVEDO DA SILVA