Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE EXTRAÇÃO E PROPRIEDADES FUNCIONAIS DO AMIDO DA SEMENTE DE MANGA (TOMMY ATKINS)

Introdução

Os amidos são amplamente empregados na indústria devido às suas características funcionais, oferecendo viabilidade tecnológica em diversos processamentos. O estudo de fontes não convencionais tornou-se uma abordagem interessante, explorando alternativas e ampliando o conhecimento sobre esses materiais. O objetivo deste estudo foi investigar o potencial da semente de manga como uma fonte viável para aplicações alimentícias. Para isso o poder de inchamento (PI) , índice de solubilidade (IS) e rendimento de extração foram comparados com fontes convencionais (arroz) e não convencionais (banana-da-terra).

Material e Métodos

As sementes foram pesadas e trituradas com adição de água. A massa resultante foi filtrada e peneirada. O filtrado foi deixado em repouso para decantação do amido. O sobrenadante foi descartado. Esse processo se repetiu até a obtenção de uma solução clarificada, sendo notória a presença do amido no fundo do Becker. O produto obtido foi submetido ao processo de secagem em estufa por 24 h a 40 °C. Para determinação do IS e PI, suspensões de 1,0 g de amido em 20 ml de água destilada foram preparadas, sendo homogeneizadas por 1 min em agitador vórtex e dispostas em banho por 30 min a 95 ºC, com agitação eventual. Após a gelatinização, as suspensões foram resfriadas e centrifugadas por 15 min a 3000 rpm .

Resultados e Discussão

O PI e IS foram 13,36 (g/g) e 12,50%, respectivamente. Em estudos anteriores realizados pelos autores para o amido da banana-da-terra foram encontrados valores de 13,20 (g/g) e 3,9% . O amido nativo de arroz reportado na literatura apresenta valores de 8,0 (g/g) de PI e 7% de IS. Na indústria de panificação amidos com maiores valores de solubilidade são desejáveis pois facilitam interação com a levedura e demais ingredientes. Maior valor de PI pode indicar maior pureza do amido obtido visto que maior teor residual de outros componentes tornam a estrutura do grânulo mais complexado. O rendimento de extração foi de 12,29%. O resultado foi inferior às demais fontes. Em contrapartida, não se utilizou soluções alcalinas para obtenção. O estudo aponta a possibilidade de agregar valor ao subproduto agroindustrial do processamento de polpas de frutas além de mitigar questões ambientais.

Conclusão

Resultados inferiores para PI e IS foram encontrados por outros autores ao avaliarem o amido nativo de arroz. Valores baixos de IS indicam que as interações amilose-amilopectina e amilopectina-amilopectina, impediram a penetração de água nos grânulos de amido. Diante do exposto, concluímos que o amido proveniente das sementes de manga revela-se uma alternativa sustentável e economicamente viável para aplicação industrial, destacando-se pela sua disponibilidade como subproduto e pelo seu desempenho de extração, sem demandar técnicas onerosas. Além disso, a ausência de utilização de reagentes químicos durante o processo de extração possibilita a reutilização da água, contribuindo para a sustentabilidade ambiental do procediment.o

Área

Sustentabilidade na cadeia produtiva de alimentos

Instituições

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Bahia - Brasil

Autores

GABRIEL ROSARIO SANTOS, Érica Damaceno Almeida, Evilane Laila Souza, Cleiton Soares, Carolina Souza Oliveira, Simone Andrade Gualberto, Ronaldo Silva Thibes